PESSOAS TELEGUIADAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: COMO A INDÚSTRIA CULTURAL MANIPULA UMA SOCIEDADE?
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6646Palavras-chave:
Indústria Cultural. Theodor Adorno. Walter Benjamin. Escola de Frankfurt.Resumo
A maioria da população passa a vida toda sendo teleguiada pelos meios de comunicação e não percebe. A Indústria Cultural é o sistema usado para influenciar, dominar e manipular os membros de uma sociedade com a intenção de beneficiar os interesses de uma determinada classe social. Ela vai exercer influência em várias partes da sociedade, como a moda, a vestimenta, a política, a religião, o gosto musical e até a preferência pelo consumo de determinada bebida alcoólica do momento. O problema a ser respondido neste trabalho é como ocorre essa manipulação do povo. O objetivo é apresentar uma análise pontual do processo de dominação levando em conta o seu desenvolvimento no contexto histórico. Neste artigo utilizou-se a metodologia bibliográfica abrangendo desde o momento histórico em que foi percebida a existência da Indústria Cultural. Este trabalho tem no referencial teórico a obra dos grandes ideólogos do assunto: Adorno, Hokheimer, Benjamim e Marcuse e outros pensadores posteriores, entre eles Humberto Eco e MCLhuran. A pesquisa tem o corte no tempo histórico que vai desde a criação da escola de Frankfurt, 1923, até os anos iniciais do século XXI. Foi abordado o movimento de Contracultura, a Pop Art e o uso da Indústria Cultural pelo nazismo, fascismo, ditadura brasileira e a política de dominação ideológica dos EUA. O estudo da Indústria Cultural é de grande importância no meio acadêmico para a compreensão da sociedade em que vivemos e para entender o processo de manipulação e controle das massas realizado pelo sistema capitalista de propaganda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY