A INFÂNCIA E O BRINCAR

Autores

  • Antonio Cicero Nobre
  • Claudimeire de Oliveira França
  • Danielle Auxiliadora Viana Santos
  • Giselly de Paula Silva
  • Jaqueline Miranda de Sena
  • Maria da Glória Soares Varanda de Sousa
  • Uanaia Aparecida Luz

Palavras-chave:

A infância. Ludicidade. O brincar

Resumo

Este livro procura estabelecer uma relação entre o brincar, a infância imersa em um contexto de consumo e o mundo tecnológico da sociedade moderna e discute o papel da escola nesse ambiente. Nesse sentido, queremos analisar a relação entre o brincar na sociedade atual e, assim, a relação entre os objetos lúdicos na vida das crianças de hoje e seus pais.

Hoje, onde a lógica do consumo está fortemente presente, as crianças são vistas como consumidoras naturais, e isso é preocupante, pois são seduzidas por mercadorias, brinquedos industriais, perdem a liberdade e autonomia na criação de seu próprio mundo e tornam-se homogeneizadas. Acreditamos que este trabalho contribui para a proteção do brincar como principal atividade da vida das crianças, e os objetos utilizados para isso devem ser remarcados, o que, entre outras coisas, potencializa a criatividade, a ludicidade, a mobilidade, a autonomia.

 Na sociedade atual, é fácil perceber como a tecnologia mudou a vida, os hábitos e as escolhas das pessoas. A vida moderna acarreta uma certa dependência do homem em relação às inovações tecnológicas. Não podemos mais imaginar nosso trabalho, estudo ou lazer sem um celular ou um computador com conexão à internet por perto, entre outros aparelhos que quase podemos classificar como uma extensão do nosso corpo. Essas inovações também estão presentes na vida e nas atividades das crianças e, principalmente, nos brinquedos e brincadeiras infantis.

Ao falar sobre a tecnologia atual e principalmente sobre a relação da criança com ela, é importante remeter à ideia da lógica do consumo. Isso significa que não podemos esquecer que a sociedade em que vivemos é capitalista e, portanto, somos consumidores, e as crianças não são diferentes.

As crianças são cada vez mais o alvo da indústria de produtos infantis. Alguns comerciais de TV têm como alvo as crianças, seja comida, roupas e principalmente brinquedos.

As crianças passam a maior parte do tempo imersas no mundo tecnológico, principalmente no vórtice da propaganda voltada para o consumo, que desempenha um papel importante nas escolhas e atitudes das crianças. No impulso incontrolável de acumular, não só a criança deve “pegar”, mas os pais se esforçam para ter um padrão de vida melhor e poder proporcionar aos filhos o que não tiveram na infância. Na verdade, os pais culpados tentam compensar o tempo longe dos filhos comprando brinquedos, roupas e alimentos que antes não podiam pagar. uma lição de consumismo que durará o resto de sua vida.

Também é importante saber caracterizar uma criança nesse contexto, pois a cultura de consumo acaba por homogeneizar as pessoas. A individualidade, a identidade é mascarada em meio aos valores da sociedade marcados por produtos e mercadorias. Cada vez mais brinquedos modernos com um novo visual têm vozes, formas e praticamente não usam a imaginação da criança para dirigir. Atividades como criar, desenhar, imaginar ficam em segundo plano. O pensamento e a criatividade de uma criança são posteriormente desvalorizados.

Nesse contexto, o objetivo deste livro foi estabelecer uma relação entre a infância imersa na brincadeira, um contexto de consumo, e o mundo tecnológico da sociedade moderna, questionando o papel da escola nesse ambiente e, assim, refletindo sobre o papel da escola. Nas áreas lúdicas das crianças de 4 a 5 anos, também enfatizamos a compreensão dos pais sobre o brincar na infância e, a partir desse pressuposto, coletamos informações que ajudam a compreender as diferenças entre os pais e a infância de seus filhos.

Esperamos também que este livro ajude os professores que trabalham com crianças pequenas e que têm tantas dificuldades para conciliar a tecnologia moderna com a proposta de incentivar os processos criativos em sala de aula, utilizando o brincar como método de ensino e envolvendo a criança.

         

Downloads

Publicado

2022-11-14

Como Citar

Nobre, A. C. ., França, C. de O. ., Santos, D. A. V. ., Silva, G. de P. ., Sena, J. M. de ., Sousa, M. da G. S. V. de ., & Luz, U. A. . (2022). A INFÂNCIA E O BRINCAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 14–82. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/7422

Edição

Seção

E-books

Categorias