INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS – DESAFIOS, OPORTUNIDADES E O CASO DA MAÍZ FOOD
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23009Palavras-chave:
Internacionalização. Pequenas Empresas. Comércio Exterior. Barreiras Comerciais. Maíz Food.Resumo
O artigo discute a internacionalização de pequenas empresas brasileiras, com ênfase na indústria alimentícia, apontando tanto dificuldades quanto perspectivas. O estudo emprega métodos de estudo qualitativos, exploratórios e descritivos, abrangendo revisão teórica, análise documental e o caso da Maíz Food, que conseguiu exportar bolos de milho para o mercado europeu. São introduzidos modelos teóricos relacionados a micro e pequenas empresas: Ciclo de Vida do Produto, Paradigma Eclético, Escola de Uppsala, Modelo de Inovação. Tais empresas fortalecerão sua vantagem competitiva com base na valorização da identidade cultural, respostas estratégicas adequadas e apoio institucional — superando obstáculos financeiros, tecnológicos, culturais e regulatórios em recursos, de acordo com as conclusões. Embora limitada por natureza, a internacionalização é uma forma relevante para o desenvolvimento sustentável, inovação e incorporação competitiva de pequenas empresas brasileiras, particularmente aquelas que operam no setor alimentício, em que tradição e cultura servirão como distinções competitivas no mercado global.
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