REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM ATIVA UTILIZANDO MARUGOTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6498Palavras-chave:
Aprendizagem ativa. Material didático. Língua japonesa. Autoavaliação.Resumo
Motivado pelas grandes influências que o mundo tecnológico traz ao âmbito educacional, este trabalho parte de uma reflexão sobre metodologias atuais para o ensino de uma língua estrangeira. Objetiva-se analisar o material didático Marugoto, da Fundação Japão, por meio dos princípios da aprendizagem ativa (active learning). Para tanto, esse estudo configura-se no âmbito descritivo e bibliográfico, desenvolvendo-se por meio de leituras de artigos, os quais se tornaram alicerce para a construção desta pesquisa, de autores como Beichner (2014), Flavell (1979), Pellegrino (2006) e Prince (2004). Observamos elementos pertencentes ao livro didático e os materiais que o acompanham (áudios e exercícios disponibilizados na rede de forma gratuita), a partir dos quais foram levantados aspectos relacionados à aprendizagem ativa, com destaque para a autoavaliação através da seção Can-Do check.
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