AS MANIFESTAÇÕES DAS CRIANÇAS DE TRÊS ANOS NOS CANTINHOS TEMÁTICOS DE UMA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6472Palavras-chave:
Educação Infantil. Espaço. Cantinho.Resumo
O presente trabalho busca responder como crianças de 03 anos se manifestam nos cantinhos temáticos em uma sala de aula da educação infantil. Apresenta como objetivo geral analisar a organização dos cantinhos temáticos em uma sala de aula da educação infantil para atingir nosso objetivo geral traçamos como objetivos específicos: Identificar os cantinhos que as crianças mais gostam de brincar e Identificar as possíveis modificações para tornar os cantinhos mais atraentes para as crianças brincarem.Para a coletar de dados foi oportunizado pela pesquisadora um ambiente lúdico e seguro, através dos cantinhos temáticos, incentivando e estimulando diversos tipos de aprendizagens. Utilizamos estudos de alguns pensadores a fim de mostrar qual a importância de se trabalhar com cantinhos e a organização dos espaços e do tempo nas salas de educação infantil. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo, na qual se buscou diferenciar conceitos como a infância, a criança, a educação infantil e os cantinhos temáticos na educação infantil. Os resultados dos estudos permitiram, confirmar a relevância e o papel do lúdico nesta etapa da vida, as crianças apresentaram interesses mais nos cantinhos do faz de conta, cantinhos da beleza e cantinhos da história, onde delimitamos de forma mais objetiva a necessidade e importância da organização dos espaços para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY