DIVERSIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS

Autores

  • Maria Gonçalo da Silva Universidad Grendal-EUA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6459

Palavras-chave:

Diversidade Cultural. Prática Docente. Desafios da prática.

Resumo

É papel da escola e de todos os atores envolvidos no processo educativo fomentar e materializar o respeito às individualidades, comprometendo-se assim com a dinâmica da diversidade cultural. Diante do multiculturalismo é pertinente pensarmos sobre a constante necessidade em se debater e refletir sobre o respeito às diversidades culturais. Nesse sentido, é objetivo deste estudo reunir os estudos sobre a diversidade cultural no âmbito escolar, visando construir uma sociedade digna e permeada por valores éticos. Em termos metodológicos este trabalho está centrado em pesquisa bibliográfica do tipo sistemática, desenvolvida no segundo semestre do ano de 2021 por meio da base de dados eletrônica Periódico Capes e da Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram incluídos artigos publicados em periódicos, seminários, congressos e encontros, além de dissertações de mestrado e teses de doutorados publicados entre os anos de 2014 a 2021 que apresentaram informações condizentes com o objetivo deste estudo. Quanto ao idioma, considerou-se artigos originais publicados português. Com base nos dados obtidos nesta pesquisa, fica evidente a expressiva produção e publicação de estudos voltados à temática nos últimos 7 anos. Este estudo aponta a necessidade de desenvolver outras metodologias de pesquisa, como exemplo com abordagem quantitativa. Ao fim, percebe-se que os alunos e integrantes de um sistema educacional ao serem munidos de conhecimento da diversidade cultural, poderão exercer o pleno respeito aos direitos humanos, a tolerância e a valorização da cidadania como direito a todos e que deve ser compartilhada sem distinções.

Biografia do Autor

Maria Gonçalo da Silva, Universidad Grendal-EUA

Graduação em História pela Faculdade Autarquia de Ensino Superior de Goiana- FADIMAB; Pós-graduação em História do Brasil pela Faculdade Autarquia de Ensino Superior de Goiana- FADIMAB; Mestrado em Ciências da educação pela Universidad Grendal. Email: maria.goncalo@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Silva, M. G. da . (2022). DIVERSIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 208–222. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6459