DIVERSIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6459Palavras-chave:
Diversidade Cultural. Prática Docente. Desafios da prática.Resumo
É papel da escola e de todos os atores envolvidos no processo educativo fomentar e materializar o respeito às individualidades, comprometendo-se assim com a dinâmica da diversidade cultural. Diante do multiculturalismo é pertinente pensarmos sobre a constante necessidade em se debater e refletir sobre o respeito às diversidades culturais. Nesse sentido, é objetivo deste estudo reunir os estudos sobre a diversidade cultural no âmbito escolar, visando construir uma sociedade digna e permeada por valores éticos. Em termos metodológicos este trabalho está centrado em pesquisa bibliográfica do tipo sistemática, desenvolvida no segundo semestre do ano de 2021 por meio da base de dados eletrônica Periódico Capes e da Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram incluídos artigos publicados em periódicos, seminários, congressos e encontros, além de dissertações de mestrado e teses de doutorados publicados entre os anos de 2014 a 2021 que apresentaram informações condizentes com o objetivo deste estudo. Quanto ao idioma, considerou-se artigos originais publicados português. Com base nos dados obtidos nesta pesquisa, fica evidente a expressiva produção e publicação de estudos voltados à temática nos últimos 7 anos. Este estudo aponta a necessidade de desenvolver outras metodologias de pesquisa, como exemplo com abordagem quantitativa. Ao fim, percebe-se que os alunos e integrantes de um sistema educacional ao serem munidos de conhecimento da diversidade cultural, poderão exercer o pleno respeito aos direitos humanos, a tolerância e a valorização da cidadania como direito a todos e que deve ser compartilhada sem distinções.
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