INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS

Autores

  • Maria Gonçalo da Silva Universidad Grendal
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.4776

Palavras-chave:

Educação. Inclusão Educacional. Desigualdade digital. Inclusão Digital.

Resumo

Sabe-se que escola tem uma função que vai muito além da acadêmica, agindo na transformação social e cultura de um indivíduo. Na contemporaneidade, há no ambiente escolar, uma conjugação indissociável entre tecnologia e educação. Nesta perspectiva, se faz necessário que os alunos se apropriem das tecnologias de acesso à informação e de comunicação perpassando novos moldes educativos. Assim, podemos falar então de inclusão digital, e como representa uma mudança positiva no paradigma social, cultural, político e ético de uma sociedade contemporânea e digital. Ante ao exposto, a proposta desse estudo concentra-se em expor e analisar como se materializa a inclusão digital no Brasil e quais são as possibilidades e limitações vivenciadas. Em termos metodológicos, aclara-se que este estudo se desenvolveu por meio de uma revisão bibliográfica e documental exploratória, com um método de abordagem de caráter quanti-qualitativo. A pesquisa foi realizada nos meses de agosto e setembro do ano de 2021 a partir de livros e documentos impressos, como também nas seguintes bases de dados: SciELO e Periódicos Capes. Por fim, considerou-se que a tecnologia na educação é cada vez mais necessária, visto que por ser a educação uma área social, esta sofre intimamente influência das transformações tecnológicas que permeiam o mundo contemporâneo. Diante disso, a inclusão digital e ruptura e vencimento de barreiras que favorecem a desigualdade digital são essenciais, visto a tamanha importância em se constituir alunos letrados digitalmente e possibilitados de acesso às tecnologias de acesso à Internet.

Biografia do Autor

Maria Gonçalo da Silva, Universidad Grendal

Graduação em História pela Faculdade Autarquia de Ensino Superior de Goiana- FADIMAB; Pós-graduação em História do Brasil pela Faculdade Autarquia de Ensino Superior de Goiana- FADIMAB; Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Grendal. E- mail: maria.goncalo@hotmail.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Professor Doutor da Universidade Federal de Pernambuco

 

 

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Silva, M. G. da ., & Coutinho, D. J. G. . (2021). INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1522–1534. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.4776