INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.4776Palavras-chave:
Educação. Inclusão Educacional. Desigualdade digital. Inclusão Digital.Resumo
Sabe-se que escola tem uma função que vai muito além da acadêmica, agindo na transformação social e cultura de um indivíduo. Na contemporaneidade, há no ambiente escolar, uma conjugação indissociável entre tecnologia e educação. Nesta perspectiva, se faz necessário que os alunos se apropriem das tecnologias de acesso à informação e de comunicação perpassando novos moldes educativos. Assim, podemos falar então de inclusão digital, e como representa uma mudança positiva no paradigma social, cultural, político e ético de uma sociedade contemporânea e digital. Ante ao exposto, a proposta desse estudo concentra-se em expor e analisar como se materializa a inclusão digital no Brasil e quais são as possibilidades e limitações vivenciadas. Em termos metodológicos, aclara-se que este estudo se desenvolveu por meio de uma revisão bibliográfica e documental exploratória, com um método de abordagem de caráter quanti-qualitativo. A pesquisa foi realizada nos meses de agosto e setembro do ano de 2021 a partir de livros e documentos impressos, como também nas seguintes bases de dados: SciELO e Periódicos Capes. Por fim, considerou-se que a tecnologia na educação é cada vez mais necessária, visto que por ser a educação uma área social, esta sofre intimamente influência das transformações tecnológicas que permeiam o mundo contemporâneo. Diante disso, a inclusão digital e ruptura e vencimento de barreiras que favorecem a desigualdade digital são essenciais, visto a tamanha importância em se constituir alunos letrados digitalmente e possibilitados de acesso às tecnologias de acesso à Internet.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY