SUBTRAÇÃO MÚLTIPLA DE NOVE EM ARRANJOS

Autores

  • Felício Chico Manuel Escola Secundária Marcelino Dos Santos- Nampula/ Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6405

Palavras-chave:

Permutação. Subtração e Múltiplo de nove.

Resumo

Este artigo é resultado de uma análise feita aos números inteiros, com maior destaque para os números naturais. O objetivo desta pesquisa é trazer uma propriedade dos números que se verifica quando são trocadas as posições dos algarismos dos números dando origem aos múltiplos de nove. Uma propriedade que consiste em, a partir de um número, trocar-se a posição dos seus algarismos e de seguida é calculada a sua diferença, o que faz surgir múltiplo de nove. Neste contexto, o trabalho aborda a relação entre a subtração e os múltiplos de nove nos arranjos. Para além da subtração, para esta pesquisa foi fundamental a introdução da análise combinatória, um assunto que foi muito importante nesta pesquisa, pois foi através dos arranjos, neste caso permutação, que foram apresentados neste trabalho, que por sua vez efetuou-se a subtração dos números permutados os seus algarismos obtendo-se desta forma os múltiplos de nove. Através da regra do noves-fora abordada nesta pesquisa veio confirmar e verificar os múltiplos de nove obtidos da diferença entre os números formados a partir da troca de posição dos algarismos dos números, isto é, permutação dos seus algarismos.

Biografia do Autor

Felício Chico Manuel, Escola Secundária Marcelino Dos Santos- Nampula/ Moçambique

Docente de Física na Escola Secundária Marcelino dos Santos, em Nampula, Moçambique.Graduou-se como Licenciado em Ensino de Matemática com Habilitação em Ensino de Física, pela Universidade Pedagógica, em Moçambique. Em 2020 trabalhou no banco MBC (My Bucks Banking Corporation), como agente, em Moçambique. Em 2020 trabalhou no Instituto Técnico Profissional e Aduaneiro de Moçambique, onde ensinou Estatística Hospitalar e Demografia, em Nampula, Moçambique. E-mail: feliciocmanuel@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Manuel, F. C. . (2022). SUBTRAÇÃO MÚLTIPLA DE NOVE EM ARRANJOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1199–1207. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6405