O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO FERRAMENTA PARA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Autores

  • Francisco Wellington da Silva Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6334

Palavras-chave:

Preconceito linguístico. Variedades linguísticas. Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

O presente trabalho visou desenvolver uma discussão acerca das variações linguísticas para se discutir preconceito linguístico e compreender a influência do ensino de Língua Portuguesa no combate a esse preconceito. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica como metodologia, onde foram analisadas obras de autores que tratam desse tema. Partindo do pressuposto de que é dever da escola, que tem a função de formar cidadãos críticos, reflexivos e sociáveis além de proporcionar conhecimento científico,a conscientizaçãodos alunos sobre as muitas variações da linguagem, mostrando quehá maneirasdiferentes de se expressar e que essas maneiras dependem de fatores sociais, históricos e geográficos, o professor de português tem o dever de mostrar aos alunos que, existem outras manifestações linguísticas que são formadas dentro da cultura e dos costumes de cada um, embora exista uma norma privilegiada – norma culta. A principal forma de encerrar a discriminação linguística a respeito dessas outras manifestações da linguagem, como qualquer outra forma de discriminação e preconceito, é o conhecimento, neste caso o conhecimento e a conscientização acerca davariedade de manifestações da língua, devendo ser respeitadas para que se possa dirimir a segregação linguística.

Biografia do Autor

Francisco Wellington da Silva Carvalho

Graduado em Licenciatura plena em Letras português e Literatura de Língua Portuguesa – profwellingtoncarvalho@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Carvalho, F. W. da S. . (2022). O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO FERRAMENTA PARA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 461–472. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6334