O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO FERRAMENTA PARA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6334Palavras-chave:
Preconceito linguístico. Variedades linguísticas. Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
O presente trabalho visou desenvolver uma discussão acerca das variações linguísticas para se discutir preconceito linguístico e compreender a influência do ensino de Língua Portuguesa no combate a esse preconceito. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica como metodologia, onde foram analisadas obras de autores que tratam desse tema. Partindo do pressuposto de que é dever da escola, que tem a função de formar cidadãos críticos, reflexivos e sociáveis além de proporcionar conhecimento científico,a conscientizaçãodos alunos sobre as muitas variações da linguagem, mostrando quehá maneirasdiferentes de se expressar e que essas maneiras dependem de fatores sociais, históricos e geográficos, o professor de português tem o dever de mostrar aos alunos que, existem outras manifestações linguísticas que são formadas dentro da cultura e dos costumes de cada um, embora exista uma norma privilegiada – norma culta. A principal forma de encerrar a discriminação linguística a respeito dessas outras manifestações da linguagem, como qualquer outra forma de discriminação e preconceito, é o conhecimento, neste caso o conhecimento e a conscientização acerca davariedade de manifestações da língua, devendo ser respeitadas para que se possa dirimir a segregação linguística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY