CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO MUNICÍPIO DE NOVO MUNDO- MT DE 2015 À 2020

Autores

  • Fabiana Rezer Centro Universitário São Camilo
  • Lucas Fernandes Bento Faculdade do Norte de Mato Grosso
  • Wladimir Rodrigues Faustino Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6328

Palavras-chave:

Animais Peçonhentos. Notificações de acidentes. Sistema de Informações.

Resumo

Esse artigo buscou descrever sobre o perfil de acidentes com animais peçonhentos no município de Novo Mundo– Mato Grosso. Método: foi realizado uma pesquisa descritiva, documental com abordagem quantitativa, baseado no Sistema Nacional de Notificações e Agravos. Foram analisados dados de notificações de acidentes causados por animais peçonhentos no Município de Novo Mundo, sendo: tipo de acidente, gênero, idade e classificação final do caso. Foram utilizados casos notificados entre 2015 e 2020. Resultados: foram mensurados os atendimentos por contato com animais peçonhentos, os quais totalizaram 39 notificações, sendo que destes, 13% foram por contato com Lagarta, foram picadas por Lacraia 10% picadas por escorpião 26%, picadas por aranha 20%, acidentes ofídicos 13%, ferroadas por Abelhas 23%. Destaca-se uma idade média entre 20 e 49 anos, maioria dos acidentes na zona rural e casos leves, com destaque para um óbito por abelha. Conclusão: Diante do exposto, fica evidente o quão importante é a prevenção dos acidentes com animais peçonhentos e a necessidade de políticas públicas para o enfrentamento e implementação de estratégias de educação em saúde às comunidades atendidas.

Biografia do Autor

Fabiana Rezer, Centro Universitário São Camilo

Enfermeira, Mestre em Enfermagem profissional pelo Centro Universitário São Camilo, docente da Faculdade do Norte de Mato Grosso. E-mail: fabianarezer@hotmail.com. 

Lucas Fernandes Bento, Faculdade do Norte de Mato Grosso

Enfermeiro pela Faculdade do Norte de Mato Grosso - AJES e especialista em saúde pública. E-mail: lucasbento1989@outlook.com 

Wladimir Rodrigues Faustino, Centro Universitário São Camilo

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem Profissional pelo Centro Universitário São Camilo, Coordenador da Educação Permanente do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário. E-mail: faustino_cfn@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Rezer, F. ., Bento, L. F. ., & Faustino, W. R. . (2022). CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO MUNICÍPIO DE NOVO MUNDO- MT DE 2015 À 2020. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 174–192. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6328