“O TEJO É MAIS BELO QUE O RIO QUE CORRE PELA MINHA ALDEIA”, DE ALBERTO CAEIRO (FERNANDO PESSOA): LITERATURA (SIMBOLOGIA) E ENSINO (LETRAMENTO LITERÁRIO)

Autores

  • Fernando Bruno Antonelli Molina Benites Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6316

Palavras-chave:

Simbologia. Letramento literário. Ensino.

Resumo

No presente trabalho, pretendemos apresentar uma breve conceituação de literatura, empreita esta que almeja vir ao encontro da importância ímpar que a arte literária tem para o ensino, culminando com as considerações sobre o letramento literário e com o delineamento de uma proposta de ensino segundo as prerrogativas deste, evidenciando para isso a simbologia no poema “O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia”, de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. Com tudo isso, esperamos contribuir para a visibilidade da literatura no âmbito do ensino, não somente como disciplina, mas como veículo de intersecção de múltiplos conteúdos e saberes. Por meio do recorte empreendido e do objetivo traçado, portanto, almejamos alcançar e demonstrar tal potencial da leitura literária, utilizando a sequência de ensino elaborada, tendo como público os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, como exemplo das múltiplas possibilidades de se explorar as entrelinhas do texto literário.

Biografia do Autor

Fernando Bruno Antonelli Molina Benites, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Ponta Grossa). Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Especialista em Línguas e Literaturas Inglesa e Portuguesa. E-mail: professorfernandobruno@gmail.com

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

Benites, F. B. A. M. . (2022). “O TEJO É MAIS BELO QUE O RIO QUE CORRE PELA MINHA ALDEIA”, DE ALBERTO CAEIRO (FERNANDO PESSOA): LITERATURA (SIMBOLOGIA) E ENSINO (LETRAMENTO LITERÁRIO). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 97–113. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6316