“O TEJO É MAIS BELO QUE O RIO QUE CORRE PELA MINHA ALDEIA”, DE ALBERTO CAEIRO (FERNANDO PESSOA): LITERATURA (SIMBOLOGIA) E ENSINO (LETRAMENTO LITERÁRIO)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6316Palavras-chave:
Simbologia. Letramento literário. Ensino.Resumo
No presente trabalho, pretendemos apresentar uma breve conceituação de literatura, empreita esta que almeja vir ao encontro da importância ímpar que a arte literária tem para o ensino, culminando com as considerações sobre o letramento literário e com o delineamento de uma proposta de ensino segundo as prerrogativas deste, evidenciando para isso a simbologia no poema “O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia”, de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. Com tudo isso, esperamos contribuir para a visibilidade da literatura no âmbito do ensino, não somente como disciplina, mas como veículo de intersecção de múltiplos conteúdos e saberes. Por meio do recorte empreendido e do objetivo traçado, portanto, almejamos alcançar e demonstrar tal potencial da leitura literária, utilizando a sequência de ensino elaborada, tendo como público os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, como exemplo das múltiplas possibilidades de se explorar as entrelinhas do texto literário.
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