ANÁLISE ERGONÔMICA DO POSTO DE TRABALHO: SETOR DE PRODUÇÃO DE CACHAÇA

Autores

  • Riviany Araújo Viana Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6275

Palavras-chave:

Ergonomia. Análise ergonômica. Ambiente de trabalho.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise ergonômica do trabalho, no setor de indústria alimentícia, mais especificamente o de fabricação de cachaça na empresa Cachaçaria Matuta LTDA no município de Areia, na Paraíba (PB), com o intuito de avaliar as posturas adotadas pelos funcionários no exercício de seu trabalho e propor soluções baseadas nos resultados dessa análise, à vista que, o setor brasileiro de alimentos e bebidas tem grande importância econômica para o Brasil sendo, dentre as indústrias nacionais de transformação, a maior. Entretanto, em grande parte não se observa pelo trabalhador, a empresa e a sociedade em geral um cuidado com este ambiente e com a forma de execução das diferentes funções do trabalho para proporcionar aos indivíduos um local seguro e saudável. Acerca disso, o objeto de estudo na empresa será o posto que se encontra no setor final da produção, o de engarrafamento, dotado de atividades repetitivas e elevada carga física. Para atingir este objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para entender os conceitos sobre ergonomia e através do método Rapid Upper Limb Assessment (RULA) foi realizada uma análise ergonômica para a análise de postura no ambiente de trabalho do setor de engarrafamento da empresa. A partir da síntese dos dados levantados foi possível identificar elementos para caracterizar as condições de trabalho, para os quais foram definidas algumas recomendações de melhorias e prevenções que envolvem capacitação, conscientização, uso de ferramentas adequadas e modernização de processos e procedimentos que garantam melhoria na qualidade de trabalho e produtividade destes trabalhadores.

Biografia do Autor

Riviany Araújo Viana, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. E-mail: rivianyaraujov@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Viana, R. A. . (2022). ANÁLISE ERGONÔMICA DO POSTO DE TRABALHO: SETOR DE PRODUÇÃO DE CACHAÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 494–512. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6275