CONTEXTO HISTÓRICO: A ASCENSÃO DA MULHER NO CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Autores

  • Fábio Adriano Soares da Silva QEOPM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6236

Palavras-chave:

Bombeiro Militar. Ascensão das mulheres. Inclusão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo salientar o contexto histórico da ascensão das mulheres no Corpo de Bombeiro da Polícia Militar do Paraná, evidenciando o marco inicial do ingresso das mulheres na Instituição, permitindo a iniciação das mulheres nas fileiras da Corporação para o quadro de Oficiais e Praças, buscando notabilizar a trajetória das mulheres antes em um campo exclusivamente masculino, acompanhando as mudanças históricas e criando a inclusão e diminuindo a desigualdade dos gêneros, onde a mulher passou a ter o direito de integrar o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, permitindo uma participação igualitária na profissão. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa com utilização do método histórico, tendo como finalidade ressaltar o processo de inclusão das mulheres no Corpo de Bombeiros, como se deu o início no Brasil e principalmente no estado do Paraná, evidenciando as conquistas e como elas integram a força de trabalho, quais seus direitos conquistados durante a história até o momento atual e quais os avanços dentro da corporação nos quadros de Praças e Oficiais.  Concluímos que com relação ao contexto histórico da ascensão da mulher Bombeiro Militar da Polícia Militar do Paraná, a evolução profissional é crescente, as mulheres se encontram em grande parte no quadro de Oficiais, demonstrando a inclusão delas na Instituição, acrescentando trabalho e dedicação ao serviço do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar por meio de seus Gestores e Comandantes abriram as portas da Instituição para a inclusão das mulheres em suas fileiras, reconhecendo que profissionalismo e capacidade independem de gênero; através da análise do contexto histórico reconhecemos a ascensão das mulheres no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná para que em conjunto homens e mulheres possam somar e aprimorar o atendimento prestado a sociedade, promovendo a proteção de vidas, patrimônios e meio ambiente, e que possam ser vistos pelos seus esforços, aptidão, atos de bravura, dignidade, disciplina, respeito, ética profissional, assim edificando de forma cada vez mais sólida essa Corporação que tem umas das mais nobres missões de todas, que são proteger e salvar.

Biografia do Autor

Fábio Adriano Soares da Silva, QEOPM

Tenente QEOPM, Bacharel em Enfermagem, Pós-graduado em Administração com Ênfase em Segurança Pública, Pós-Graduado em Enfermagem do Trabalho e Pós-Graduado em Enfermagem em Urgência e Emergência.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Silva, F. A. S. da . (2022). CONTEXTO HISTÓRICO: A ASCENSÃO DA MULHER NO CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 540–553. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6236