A INFLUÊNCIA DO CICLO MENSTRUAL NA PERFORMANCE FÍSICA DE MULHERES NA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ (PMPR): DESAFIOS E PROPOSTAS PARA OS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA PARA PROMOÇÃO

Autores

  • Camile Mohr Polícia Militar do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23901

Palavras-chave:

Ciclo Menstrual. Performance Física. Polícia Militar Do Paraná. Testes De Aptidão Física. Igualdade De Gênero. Equidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a influência do ciclo menstrual na performance física das mulheres na Polícia Militar do Paraná (PMPR) e propor adaptações nos Testes de Aptidão Física (TAFs) para promoção interna. Parte-se da hipótese de que as variações hormonais naturais durante as diferentes fases do ciclo menstrual impactam significativamente a força, resistência e bem-estar das policiais femininas, o que pode resultar em avaliações injustas e barreiras para a ascensão na carreira. A pesquisa se baseia em estudos científicos, dados institucionais da PMPR e entrevista com uma especialista do assunto. Os resultados indicam que a padronização atual dos TAFs não considera essas variações, contribuindo para a desmotivação e desigualdade de gênero. Propõem-se medidas como agendamento flexível, adaptação de critérios, treinamentos específicos e monitoramento interno, visando uma avaliação mais justa e inclusiva. A implementação dessas medidas pode ampliar a diversidade e fortalecer a corporação, promovendo equidade real nas oportunidades de promoção.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camile Mohr, Polícia Militar do Paraná

Soldado QP PM– Praça da Polícia Militar do Paraná. Bacharel em Educação Física pela Universidade Pontifícia Católica do Paraná 2017. Atuando na Assessoria Policial Militar do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná.

Downloads

Publicado

2026-01-28

Como Citar

Mohr, C. (2026). A INFLUÊNCIA DO CICLO MENSTRUAL NA PERFORMANCE FÍSICA DE MULHERES NA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ (PMPR): DESAFIOS E PROPOSTAS PARA OS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA PARA PROMOÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–21. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23901