AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DOS BOMBEIROS MILITARES DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM DA CIDADE DE RIO BRANCO ACRE

Autores

  • Alex Sandro Aguiar Nunes Corpo de Bombeiros Militar do estado do Acre
  • Andréa Araújo dos Santos Universidade Privada Aberta Latinoamericana-UPAL
  • France Willian Ávila do Nascimento Universidade Federal do Acre-UFAC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6638

Palavras-chave:

Bombeiro Militar. Qualidade de Vida. Sono.

Resumo

O sono é uma situação muito complexa que ocorre periodicamente em todos os seres humano e que pode ser adaptado mais nunca evitado. Objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade do sono dos Bombeiros militares do Projeto Bombeiro Mirim de Rio Branco Acre e como objetivo específico avaliar a qualidade do sono dos bombeiros militares do gênero feminino e masculino. Trata-se de uma pesquisa censitária de caráter quantitativa e descritiva realizada no Projeto Bombeiro Mirim no município de Rio Branco estado do Acre no ano de 2019 a início de 2020. Após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido foi respondido o questionário denominado Índice de Qualidade de Pittsburg em todos os Bombeiros militares que trabalham no projeto. Obteve-se como resultados que a média de horas de sono diárias foi de 6,7 horas e 95% dos Bombeiros estavam com um sono ruim. Conclui-se através do questionário de Pittsburgh que a qualidade do sono dos bombeiros foi avaliada como ruim tanto para homens quanto para mulheres.

Biografia do Autor

Alex Sandro Aguiar Nunes, Corpo de Bombeiros Militar do estado do Acre

Graduação em Educação Física-Licenciatura pela Universidade Federal do Acre-UFAC. Pertence ao Corpo de Bombeiros Militar do estado do Acre.  E-mail: alexxxaguiar.nunes@gmail.com. 

Andréa Araújo dos Santos, Universidade Privada Aberta Latinoamericana-UPAL

Graduando em Medicina Bacharelado pela Universidade Privada Aberta Latinoamericana-UPAL. Em Cochabamba, Bolívia.  Graduação em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Federal do Acre-UFAC. Tem experiência na área de Enfermagem onde atuou na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e auditoria interna de prontuários da Pronto Clínica de Rio Branco-Acre. E-mail: deadebray_araujo@hotmail.com. 

France Willian Ávila do Nascimento, Universidade Federal do Acre-UFAC

Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício, Pós-Graduado em Treinamento Desportivo. Possui graduação em Educação Física-Licenciatura pela Universidade Federal do Acre-UFAC. Possui Graduação em Educação Física Bacharelado pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Musculação. Foi coordenador de modalidades pelo Estado do Acre no Jogos Escolares Brasileiros-JEB´s 2021 no Rio de Janeiro-Brasil. E-mail: franceacre@hotmail.com.

 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Nunes, A. S. A. ., Santos, A. A. dos ., & Nascimento, F. W. Ávila do . (2022). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DOS BOMBEIROS MILITARES DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM DA CIDADE DE RIO BRANCO ACRE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 368–378. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6638