A PESQUISA EDUCACIONAL BRASILEIRA: CONTEXTOS E (PRE)TEXTOS

https://doi.org/10.29327/211653.6.1-9

Autores

  • Richéle Timm dos Passos da Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Egeslaine de Nez Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Palavras-chave:

Educação Superior. Pesquisa. Financiamento

Resumo

O objetivo do estudo consiste em compreender a pesquisa educacional e suas políticas indutoras como um processo histórico-social atravessado por significações políticas. No contexto atual, o Governo Brasileiro elabora um projeto de universidade que articula medidas que se estendem entre avanços e retrocessos, considerado por alguns teóricos como um verdadeiro “desmonte” das instituições e das agências de fomento da ciência. Tem-se, nas leis, o perfil desejado da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que até o momento não se concretizou totalmente. Em meio às brechas legislativas, organismos internacionais passam a interferir no modelo de produção do conhecimento na universidade indicando ações sobre a atividade da pesquisa: UNESCO, OECD, OMC–WTO e BM. Documentos oficiais desses órgãos identificam a educação como “gasto” público e a pesquisa como inviável para uso de incentivos fiscais. As políticas para financiamento da pesquisa em algumas áreas do conhecimento vêm se desgastando ao longo das últimas décadas. Leia-se, como situação exemplificadora os poucos recursos destinados às áreas das Humanidades. Em contrapartida, ênfase e recurso farto para as Tecnologias, Inovações e pesquisas relacionadas ao Agronegócio e Ciências Biomédicas. Contudo, é necessário repensar a Universidade e sua função de produção do conhecimento, num contexto de transformações na sociedade, sob os efeitos de uma nova forma do capital que repercute diretamente nesse processo. 

Biografia do Autor

Richéle Timm dos Passos da Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Educação. Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, Vilhena/RO

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA), Barra do Garças/MT.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Timm dos Passos da Silva, R. ., & de Nez, E. . (2020). A PESQUISA EDUCACIONAL BRASILEIRA: CONTEXTOS E (PRE)TEXTOS : https://doi.org/10.29327/211653.6.1-9. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(1), 99–110. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/62