NOVOS CONTEXTOS EMERGENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE

https://doi.org/10.29327/211653.6.1-8

Autores

  • Warley Carlos de Souza Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Egeslaine de Nez Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

A história recente da sociedade mundial revela a necessidade de apropriação por parte dos mais jovens dos conhecimentos produzidos pela humanidade, deste modo, a figura do formador foi estruturada socialmente. A cada variação histórica se fez necessário uma mudança na formação desse sujeito produzido por essa nova articulação, o que objetivou a transformação da educação numa ação política, assim, a demonstração de erudição passa a sinalizar organização social. Nessa direção, a educação passa a representar a capacidade do sujeito de criar e recriar sua existência no mundo. Diante disso, a formação de professores passa a ser alvo de grandes embates políticos e sociais, ou seja, de interpretação da realidade, obviamente da interpretação do papel da educação primeiro sobre o sujeito, segundo sobre a sociedade. A formação desse professor que conhece fundamentalmente a cultura que o cerca, foi pensada num espaço chamado universidade. Ao longo dos anos, passa a ser mais focada, no tema e no objeto, e passa-se socialmente a formar professores que apresentam dificuldades em fazer relações entre os diversos tipos de conhecimento que permeiam a sociedade. Com esta justificativa e necessidade, este estudo tem como objetivo discutir a formação docente num contexto emergente que é a pós-modernidade. A flexibilidade tornou-se palavra de ordem na universidade, que é o espaço de formação do formador.

Biografia do Autor

Warley Carlos de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA), Pontal do Araguaia/MT.

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA), Pontal do Araguaia/MT

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Carlos de Souza, W. ., & de Nez, E. (2020). NOVOS CONTEXTOS EMERGENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE : https://doi.org/10.29327/211653.6.1-8. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(1), 87–98. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/60