TRABALHO E PRECARIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DOS IMPACTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO TRABALHO DOCENTE NA ESPANHA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20301Palavras-chave:
Ensino Superior; Precarização do Trabalho Docente; Novas Tecnologias; Inteligência Artificial.Resumo
O presente artigo apresenta o resultado da aplicação do pré-teste do questionário de pesquisa, na qual teve a intenção de analisar as implicações das novas tecnologias diante do trabalho docente no Ensino Superior tendo em vista as reverberações das inovações tecnológicas de interação e comunicação, e de inteligência artificial, e suas implicações no campo da educação
superior, da qual foi realizado na Facultad de Educación de Palencia, Universidad de Valladolid, Campus La Yutera na Espanha. Este estudo consistiu em uma pesquisa mista (quantitativa e qualitativa), de caráter, exploratório, descritivo e inferencial estruturado em um pré-teste do questionário com duas etapas: 1) a aplicação do questionário individualmente para uma amostra de 13(treze) docentes; 2) análise das respostas a fim de se obterem subsídios para aperfeiçoar o questionário. Obteve-se um questionário testado e aperfeiçoado, além do desenvolvimento de uma metodologia aprimorada para o pré-teste. A partir de uma pesquisa empírica e uma cuidadosa revisão bibliográfica, as reflexões reunidas apontaram para a percepção dos docentes com relação a precarização das relações de trabalho, ao mesmo tempo que evidenciou uma forte percepção entre os docentes de que as políticas neoliberais têm influenciado negativamente a educação superior, com impactos como a pressão por produtividade, a redução do financiamento público e a precarização do trabalho docente na Espanha.
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