GESTÃO E ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ: TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS, OCORRIDAS A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Autores

  • Ursula Rodrigues da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Francisco Emerson Vale Costa Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6139

Palavras-chave:

Gestão Territorial. Conflitos territoriais. Amazônia. São Miguel do Guamá. Indústria Cerâmica.

Resumo

O presente trabalho fomenta o debate sobre organização territorial em São Miguel do Guamá-PA a partir das modificações urbanas na Amazônia a partir da segunda metade do século XX, período em que houve grandes processos de exploração e modificações nas estruturas urbanas amazônicas. As modificações possibilitaram que São Miguel do Guamá se tornasse um dos maiores polos cerâmicos da região Norte, em decorrência de fatores migratórios e novos interesses pelos recursos naturais. Esses breves apontamentos levam a refletir sobre forma de gestão territorial em São Miguel do Guamá visando atender os diferentes interesses pelo território e assim amenizar possíveis conflitos. Para tal situação compreende-se a importância de analisar as etapas de transformações socioespaciais na região amazônica, para elaborar propostas de gestão territorial que sejam includentes.

Biografia do Autor

Ursula Rodrigues da Silva, Universidade do Estado do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e membro do grupo de pesquisa ABC. E-mail: ursularodrigues2013@hotmail.com.

 

Francisco Emerson Vale Costa, Universidade do Estado do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia PPGG\UEPA. Líder do ABC - Grupo de pesquisa Amazônia, Bacias Hidrográficas e Cidades (UEPA) emersonvale@yahoo.com.br

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

Silva, U. R. da ., & Costa, F. E. V. . (2022). GESTÃO E ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ: TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS, OCORRIDAS A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1861–1882. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6139