GRAMÁTICA: APOIO OU OPRESSÃO?

Autores

  • Maria das Dores Aguiar Carvalho Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.608

Palavras-chave:

Gramática. Estrutura Interna. Gramaticidade. Contexto Sócio – Histórico-Ideológico.

Resumo

Saber, gramática significa ser capaz de distinguir as expressões de uma língua, as categorias, as funções e as relações que entram em sua construção, descrevendo com elas sua estrutura interna e avaliando sua dramaticidade. Tudo isso é reflexo de um contexto sócio-histórico-ideológico, ou seja, de um modo de nossa sociedade ver os fatos em um determinado momento de sua história, que regula e afeta o uso da linguagem, mudando isto, mudará o texto e sua construção dentro de uma variedade da língua e o efeito de sentido que ele poderá produzir.

 

 

Biografia do Autor

Maria das Dores Aguiar Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Formada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão; Tem especialização em Docência do Ensino Superior e Planejamento Educacional (pela Universidade Aberta do Brasil) e é Especialista em Educação Inclusiva (pela Universidade Católica Dom Bosco) e atua como  Professora de Língua Portuguesa da rede Estadual e Municipal no município de São Bento- MA, desde 1997. E- mail: 12dorinha.carvalho@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Carvalho, M. das D. A. . (2021). GRAMÁTICA: APOIO OU OPRESSÃO?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 06. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.608