VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE TOMATE DO TIPO SALADETE NO SUL DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Jamille Zahia Mohana Zayat Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • José Feliciano Bernardes Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Adelmo Golinsky Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Paulo Vitor Ferreira Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Gabriel de Paula Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Thaís Aparecida Mendonça Tofoles Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6076

Palavras-chave:

Tomate. Viabilidade econômica. TIR. VPL.

Resumo

O tomate é uma cultura importante no Brasil e no exterior. É um dos frutos mais produzidos no mundo. Os frutos do tomate são nutricionalmente importantes porque são fonte de Vitamina C, Pro-vitamina A (beta-caroteno), Antioxidantes (licopeno e outros carotenóides). Com a demanda do consumidor a concorrência imposta pelos mercados globalizados obrigou a produção de alimentos de alto padrão, como por exemplo valor nutricional, melhores propriedades sensoriais e qualitativas. Pela sua importância, é indispensável o uso de variedades que proporcionam aos produtores maior produtividade e consequentemente maior lucratividade. O tomate saladete também conhecido como tomate italiano, é o mais oferece dupla compatibilidade, recomendado para consumo in natura e processamento. Os frutos são retangulares (7-10 cm), pequenos no diâmetro lateral (3-5 cm), bilobados, grossos, vermelhos profundos, muito firmes e deliciosos. O objetivo deste trabalho é verificar o custo de produção e a viabilidade econômica no sul do Estado de Goiás.

Biografia do Autor

Jamille Zahia Mohana Zayat, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduanda em Agronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos no Brasil. E-mail: jmzayat@gmail.com.

José Feliciano Bernardes Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos, no Brasil. Doutor pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009), em Produção Vegetal. Mestre pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004), em Produção Vegetal. Graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001). E-mail do co-autor: adelmo.golynski@ifgoiano.edu.br.

Adelmo Golinsky, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduando em Agronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos no Brasil. E-mail: p.vitoorfm@gmail.com.

Paulo Vitor Ferreira Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduando em Agronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos no Brasil. E-mail: p.vitoorfm@gmail.com.

Gabriel de Paula Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

5 Graduando em Agronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos no Brasil. E-mail: gabriel_dpg@hotmail.com.

Thaís Aparecida Mendonça Tofoles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

6 Graduanda em Agronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos no Brasil. E-mail: thaisaparecidamtofoles@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Zayat, J. Z. M. ., Bernardes Neto, J. F. ., Golinsky, A. ., Marques, P. V. F. ., Gonçalves, G. de P. ., & Tofoles, T. A. M. . (2022). VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE TOMATE DO TIPO SALADETE NO SUL DO ESTADO DE GOIÁS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1455–1486. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6076