ALTERAÇÕES BUCAIS RELACIONADAS AO USO DE ANTIDEPRESSIVOS EM IDOSOS

Autores

  • Thâmily Kaiser Kothe UNIFASIPE
  • Adriano Batista Barbosa UNIFASIPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5960

Palavras-chave:

Atenção Integral à Saúde do Idoso. Depressão. Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos. Xerostomia.

Resumo

O Brasil vivência peculiares processos de transição demográfica e epidemiológica de forma simultânea, o que justifica plenamente o olhar diferenciado para a população idosa e ainda o interesse do impacto das doenças crônicas não transmissíveis no perfil de morbidade do idoso, sendo que entre elas, destacam-se as diversas manifestações dos transtornos depressivos. O artigo apresenta uma revisão de literatura que objetiva reconhecer a magnitude dos fenômenos depressivos e a sua conexão com os níveis de saúde bucal da população acima de 60 anos de idade, principalmente determinando quais alterações surgem na cavidade bucal como consequência do uso de antidepressivos. Oportunamente, ainda se aborda o acolhimento, como fator imprescindível para a categorização da boa qualidade do atendimento a idosos, e discute-se o inestimável valor do diagnóstico precoce em episódios depressivos, visto que poupa desconforto desnecessário para o paciente e seus familiares. O artigo apresenta uma revisão narrativa de literatura realizada através da pesquisa de artigos disponibilizados em plataformas online Scientific Eletronic Library On-line (Scielo), Google Acadêmico e Pubmed. Foram selecionados artigos em língua portuguesa e inglesa, de teor relevante para o tema e que tenham sido publicados nos últimos cinco anos. O valor do presente trabalho materializa-se na conexão e inter-relacionamento de todas estas variáveis aos níveis de saúde bucal dos idosos, naturalmente afetados por processos pertinentes ao envelhecimento, enfatizando as terapias multimedicamentosas e suas reações adversas, com destaque para a relação entre o uso de antidepressivos e a xerostomia. Espera-se que a presente revisão literária contribua para a capacitação técnica e cientifica dos profissionais em Odontologia, que buscam sólidos conhecimentos sobre a saúde bucal de idosos.

Biografia do Autor

Thâmily Kaiser Kothe, UNIFASIPE

Acadêmica do Curso de Odontologia – Centro Universitário Unifasipe – E­-mail: thamilykaiser@hotmail.com.

Adriano Batista Barbosa, UNIFASIPE

Cirurgião-dentista especialista em Saúde Coletiva – Professor do Curso de Odontologia do Centro Universitário UNIFASIPE – E-mail: adriano.b.b@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Kothe, T. K. ., & Barbosa, A. B. . (2022). ALTERAÇÕES BUCAIS RELACIONADAS AO USO DE ANTIDEPRESSIVOS EM IDOSOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 696–709. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5960