INTRUSÃO EM DENTES DECÍDUOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA DENTIÇÃO PERMANENTE

Autores

  • Isadora Laitano Nogueira Centro Universitário Unifasipe, Sinop
  • Adriano Batista Barbosa Centro Universitário Unifasipe, Sinop

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7723

Palavras-chave:

Dente Decíduo. Intrusão Dentária. Odontopediatria. Traumatismos Dentários.

Resumo

Objetivo: Evidenciar e revisar sobre os aspectos que envolvem a intrusão de dentes decíduos, capacitando cirurgiões dentistas para uma intervenção profissional segura e de qualidade. Revisão bibliográfica: A ocorrência do traumatismo dentário afeta principalmente crianças e adolescentes, e constitui um evento de urgência assistencial extremamente frequente na prática odontológica. A sua ocorrência requer do cirurgião-dentista amplo conhecimento que propicie a condução de anamnese, exame clínico e complementação diagnóstica; facilitando assim a compreensão da tipologia e extensão da lesão, essenciais para uma condução técnica-operatória de excelência, favorecendo o prognóstico do trauma. No campo da odontopediatria, embora não seja o tipo de trauma mais comum, a intrusão dentária assume papel de destaque pela potencialidade em acarretar danos aos germes dos dentes permanentes em formação. Considerações finais: O grau de intrusão é classificado de acordo com o percentual de visualização da coroa clínica no arco dentário e avaliações importantes relacionadas a idade da criança, estágio de desenvolvimento do dente decíduo ou permanente, intensidade, tipo e duração do impacto determinam a extensão e severidade da injúria. A relevância do tema encontra apoio não só na frequência e consequência dos traumas, mas também pelo nível de impacto psicológico, percebido na criança e familiares.

Biografia do Autor

Isadora Laitano Nogueira, Centro Universitário Unifasipe, Sinop

Graduanda do Curso de Odontologia, Centro Universitário Unifasipe, Sinop/MT.

Adriano Batista Barbosa, Centro Universitário Unifasipe, Sinop

Cirurgião-dentista, Especialista em Saúde Coletiva, Professor do Curso de Odontologia, Centro Universitário Unifasipe, Sinop/MT. 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Nogueira, I. L. ., & Barbosa, A. B. . (2022). INTRUSÃO EM DENTES DECÍDUOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA DENTIÇÃO PERMANENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1298–1308. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7723