MODELOS COMPUTACIONAIS FUZZY E LINEARES PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Autores

  • Mara Marly Gomes Barreto Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5923

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Sistemas de Apoio à Decisão, Representação de Conhecimento, Sistemas Fuzzy.

Resumo

Esse trabalho discute a complexidade de desenvolvimento de modelos computacionais lineares e não lineares, estes com base na lógica fuzzy, para avaliação laboral. É desenvolvido e testado, em simulação, um conjunto de modelos que consideram o desempenho de colaboradores ou equipes no alcance de metas organizacionais. Como entrada, estão indicadores financeiros, de satisfação de clientes, de aprendizado e de capacidade de aceitar críticas. Como saída, um grau de recompensa devida pelo desempenho alcançado. Do ponto de vista de avaliação e saída de dados, os modelos lineares e os modelos fuzzy se mostram adequados. No entanto, do ponto de vista de desenvolvimento de tais modelos, que pressupõe uma abordagem interdisciplinar, os modelos não lineares baseados na lógica fuzzy se mostram mais adequados.

Biografia do Autor

Mara Marly Gomes Barreto, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Professora (DE)  do Curso de Engenharia de Gestão e Produção e do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Pós-doutorado em Lógica e Teoria da Ciência - Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Estudos Avançados (IEA), 2005. Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), 1997. Doutorado em Engenharia Civil com Ênfase em Sistemas Computacionais - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), 1999. Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), 1987. E-mail: mmgbarreto@gmail.com 

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Barreto, M. M. G. . (2022). MODELOS COMPUTACIONAIS FUZZY E LINEARES PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 94–115. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5923