A ÁREA DE GESTÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO MÉDICO: RESGATANDO A LITERATURA E A APLICABILIDADE EM AÇÕES EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5894Palavras-chave:
Gestão em saúde. Currículo. Diretrizes Curriculares Nacionais. Educação médica.Resumo
Busca-se com este estudo conhecer e compreender propostas de um corpo docente acerca da incorporação curricular do eixo de formação gestão em saúde na graduação em medicina, além de analisar a produção científica nacional e internacional sobre a temática. Pesquisa quanti-qualitativa desenvolvida em biblioteca eletrônica, em bases de dados da área da saúde e junto a 38 docentes inseridos em um curso de graduação em medicina de natureza pública. As respostas à questão norteadora do estudo foram analisadas pelo referencial metodológico da análise de conteúdo, na modalidade temática. Os resultados indicam uma produção científica incipiente e algumas propostas genéricas para a incorporação do eixo de formação no currículo em questão. Essas descobertas são capazes de desvelar a latente defasagem entre o que é preconizado pelas diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em medicina do Brasil e pelas demandas da educação médica contemporânea frente aos currículos médicos brasileiros.
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