MELHORIA DE PROCESSO EM UMA FÁBRICA DE AUTOPEÇAS

Autores

  • Matheus Estevam Rossi Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Wellington Mendes da Silva Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Roberto Alves Rodrigues Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5829

Palavras-chave:

Melhoria de processo. Ciclo PDCA. Processo produtivo.

Resumo

Estuda-se a melhoria de processo a fim de se atingir a eficiência na área produtiva. São objetivos deste estudo: avaliar o processo produtivo atual de uma metalúrgica de autopeças, identificar e descrever técnicas mais eficientes de se produzir, otimizando o processo e atingindo melhores resultados. Com isso, a metodologia escolhida nesse estudo foi o ciclo PDCA, identificando as dificuldades do processo produtivo, a análise e a elaboração das ações, a execução dos planos de ação, a verificação dos resultados e a padronização dos resultados positivos que foram obtidos. Os resultados demonstraram que o processo tinha ineficiencia produtiva, e que era necessário corrigir a forma como se executava aquela tarefa. Concluiu-se então que a substituição do equipamento de recebimento das peças no sub-lote, era a principal mudança a ser feita.

Biografia do Autor

Matheus Estevam Rossi, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: matheusestevamrossi@outlook.com.

Wellington Mendes da Silva, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: dasilva_mendes12@hotmail.com.

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E-mail: lucibonini@gmail.com.

Roberto Alves Rodrigues, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: roberto.rodrigues7@fatec.sp.gov.br

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Rossi, M. E. ., Silva, W. M. da ., Bonini, L. M. de M. ., & Rodrigues, R. A. . (2022). MELHORIA DE PROCESSO EM UMA FÁBRICA DE AUTOPEÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 355–365. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5829