A SÍNDROME DE BURNOURT NO MAGISTÉRIO: OS REFLEXOS DIANTE DOS ENFRETAMENTOS E LUTAS DIÁRIAS DA MULHER PROFESSORA

Autores

  • Eigilani Paixão da Silva Universidad de La Integración de las Américas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5825

Palavras-chave:

Estresse no trabalho. Síndrome de Burnourt. Tratamento psicológico.

Resumo

A Síndrome de Burnout   é um tema que vem ganhando considerável notoriedade nos últimos anos devido ao fato de que cada vez mais, sintomas notáveis ​​devido ao estresse atingem as pessoas. O objetivo desta pesquisa foi verificar se existe a presença da síndrome de Burnout   em professoras do ensino fundamental de diferentes instituições educacionais públicas na cidade de Manaus. O trabalho enfocou o estresse na dupla jornada de trabalho da mulher e, a Síndrome de Burnourt que atinge as professoras na cidade de Manaus. Para isso, trabalhou-se com uma amostra de 5 mulheres que apresentaram o problema nos últimos 2 anos na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil e 1 psicólogo da Junta Médica do Estado do Amazonas. A pesquisa teve abordagem qualitativa com escopo descritivo. Concluiu que o Burnourt entre as professoras tem sido muito pouco estudado. Os principais fatores de Burnourt dos trabalhadores são: fatores profissionais e, um alto nível de responsabilidade.

Biografia do Autor

Eigilani Paixão da Silva, Universidad de La Integración de las Américas

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de La Integración de las Américas – UNIDA. E-mail: paixaoeigilani@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Silva, E. P. da . (2022). A SÍNDROME DE BURNOURT NO MAGISTÉRIO: OS REFLEXOS DIANTE DOS ENFRETAMENTOS E LUTAS DIÁRIAS DA MULHER PROFESSORA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 263–275. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5825