CORRELAÇÃO, APLICABILIDADE E EFICACIA DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A PARA TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE RUGAS FACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Millena de Almeida Barreto Menezes Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Jéssica Alves Moreira Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Pierri Emanoel de Abreu Oliveira Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Alexsandra Laurindo Leite Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5542

Palavras-chave:

Toxina botulínica. Rugas. Tratamento.

Resumo

INTRODUÇÃO: As rugas são apenas um sinal de envelhecimento da pele. Isso se deve principalmente à perda de colágeno - substância responsável por dar sustentação à pele - e também ocorre quando perdemos a elastina (que aumenta a flacidez da pele) e o ácido hialurônico responsável por preenchê-la. Além disso, a repetição de expressões faciais - como "franzir a testa" ou "apertar os olhos" - fará com que o rosto fique marcado naquele local, aumentando gradativamente a força muscular da região, marcando cada vez mais essas expressões, uma vez que as  rugas podem ser divididas em dois tipos: rugas dinâmicas, rugas que são visíveis quando fazemos alguns exercícios musculares - podem ser linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos ou entre as sobrancelhas - rugas estáticas, que aparecem mesmo quando o rosto está parado porque eles já são NS mais profundos. METODOLOGIA: O presente trabalho é caracterizado como uma revisão integrativa da literatura. Onde destaca-se que a revisão Integrativa da Literatura é a busca por evidencias para alcançar e ultrapassar desafios, diante do exponencial aumento de informações atualizadas no setor saúde, a qual realizara uma busca nas bases de dados usando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Toxina botulínica; rugas faciais; tratamento. Esses descritores serão cruzados nas bases de dados utilizando o operador booleano AND (Toxina botulínica AND rugas faciais AND tratamento). RESULTADOS: os artigos usados enquadram-se dentro dos critérios de inclusão e exclusão estabelecido anteriormente, nos últimos cinco anos (2016 à 2021), obtendo-se no total 5 artigos sendo 2 do ano de 2020 1 artigos do ano de 2016, 1   artigo de 2018 e 1 de 2021. DISCUSSÃO:  A toxina botulínica deve ser injetada por via intramuscular no corpo humano. Esta neurotoxina então funciona para se telefonar a receptores nas extremidades dos nervos motores, uma vez que ocorre um bloqueio do musculo ao contato com as terminações nervosas. CONCLUSÃO: Uma vez que as rugas faciais causadas pela hipercinética muscular e envelhecimento cutâneo observou-se que estas podem ser tratadas com a toxina botulínica tipo A, pois este tipo de toxina aplicado no tratamento de rugas dinâmicas e estáticas pode promover a simetria facial e fazer com que o rosto pareça menos cansado e envelhecido.

Biografia do Autor

Millena de Almeida Barreto Menezes, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Graduanda em Biomedicina. Faculdade Santa Maria. E-mail: millenaalmeidabarreto@gmail.com.

Jéssica Alves Moreira, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Possui graduação de Bacharelado em Biomedicina UNILEÃO. Mestranda em Ciências da Reabilitação (UNISUAM-RJ). Especialista em Docência do Ensino Superior (FSM - PB). Atualmente é professora titular do Curso de Biomedicina da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras. 

Pierri Emanoel de Abreu Oliveira, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Coordenador do Curso de Bacharelado em Biomedicina da Faculdade Santa Maria. Doutorando em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos – UFPB. Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pós-graduado (especialização) em Hematologia Clínica pela UNILEÃO, Pós-graduado (especialização) em Docência do Ensino Superior e Bacharel em Biomedicina pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras - PB. 

Alexsandra Laurindo Leite, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Possui graduação em Biomedicina (Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Atualmente é responsável técnica no laboratório de análises clínicas da empresa Instituto Madre Teresa de Apoio a Vida Dep.Welington Landim. Docente do Curso de Graduação em Biomedicina da Faculdade Santa Maria (FSM/PB) de Cajazeiras. Tem experiência na área de Análises Clínicas com ênfase em Hematologia e citopatologia clínica. 

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Menezes, M. de A. B. ., Moreira, J. A. ., Oliveira, P. E. de A. ., & Leite, A. L. . (2022). CORRELAÇÃO, APLICABILIDADE E EFICACIA DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A PARA TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE RUGAS FACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1010–1021. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5542

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)