A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO ESTETA NO BRASIL: UM PROFISSIONAL HABILITADO NA ADMINISTRAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A

Autores

  • Leda Maria Santos Pereira FACISA
  • Fernanda de Souza Rangel FACISA
  • Emanuel Vieira Pinto FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19834

Palavras-chave:

Farmacêuticos. Toxina Botulínica. Procedimentos.

Resumo

Esta pesquisa tem como finalidade discorrer sobre a aplicação da toxina botulínica para fins estéticos, sendo um dos procedimentos mais realizados em todo o mundo, e o Brasil é o país que mais se destaca na área. No Brasil, profissionais como médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos e farmacêuticos estão autorizados a trabalhar com substâncias biológicas, mediante o cumprimento das exigências de seus respectivos conselhos. No entanto, a aplicação da toxina botulínica pode causar intercorrências, principalmente caso não seja realizada com a técnica correta. Por este motivo, o presente estudo investiga o papel dos farmacêuticos na administração da toxina botulínica com foco na eficácia do tratamento e na segurança do paciente. O problema a ser discutido é: "Como o farmacêutico pode contribuir no processo de administração da toxina botulínica nos procedimentos estéticos?". O objetivo geral é analisar o crescimento da atuação do farmacêutico esteta no Brasil. Os objetivos específicos buscam apresentar a regulamentação da atuação do farmacêutico na estética, identificar as competências exigidas para aplicação da toxina botulínica, apresentar o seu mecanismo de ação, assim como, identificar os seus principais usos terapêuticos e estéticos. A metodologia utilizada envolve uma pesquisa bibliográfica, e documental, abordando aspectos como a atuação do farmacêutico esteta no Brasil, o mecanismo de ação da toxina botulínica, suas aplicações terapêuticas e estéticas, bem como as complicações e riscos associados ao seu uso. Por fim, os resultados deste estudo contribuem para a importância contínua sobre o desenvolvimento do profissional, garantia, segurança e eficácia desses procedimentos estéticos, bem como a necessidade de uma abordagem interdisciplinar na prestação de cuidados aos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Maria Santos Pereira, FACISA

Graduanda em Farmácia pela Faculdade de Ciências Sociais aplicada FACISA.

Fernanda de Souza Rangel, FACISA

Orientadora docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicada- FACISA. Farmacêutica, mestre em Genética e Biologia Molecular e especialista em Saúde estética e harmonização facial. 

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Coordenador do NTCC FACISA- Faculdade de Ciências Sociais Aplicada, avaliador da educação superior no BASis. Graduado em sociologia, pela Universidade Paulista e Mestre em gestão social, educação e desenvolvimento regional no programa de pós-graduação SCRICTO SENSU da Universidade Vale do Cricaré-UNIVC. 

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

Pereira, L. M. S., Rangel, F. de S., & Pinto, E. V. (2025). A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO ESTETA NO BRASIL: UM PROFISSIONAL HABILITADO NA ADMINISTRAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2324–2343. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19834