INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA RADIOLOGIA

Autores

  • Débora Jesus do Rosário Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA
  • Rogerio Costa Neto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA
  • Emanuel Vieira Pinto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14009

Palavras-chave:

Avanços. Inteligência Artificial. Radiologia. Profissão.

Resumo

A Inteligência Artificial aprofundou no reconhecimento de imagem e processou muitas informações que causou impactos relevantes no campo da radiologia, além de tornar o trabalho do profissional mais rápido e confiável na elaboração dos resultados. Desta forma, o problema de pesquisa é apresentar resultados positivos nos exames radiológicos, tendo como questionamento: de que forma a IA pode contribuir na radiologia? Frente a essa problemática, o presente estudo tem por objetivo geral compreender a importância dessa tecnologia na radiologia, por meio de uma revisão sistemática da literatura científica. E mediante os objetivos específicos discutir o contexto histórico da IA e seus avanços, identificar os impactos causados na radiologia e descrever a profissão de Técnico de Radiologia ligada à evolução tecnológica. A metodologia utilizada deu-se mediante uma pesquisa bibliográfica, método investigativo que permite a avaliação de vários autores no contexto. A coleta de dados (busca por artigos) foi realizada nos portais on-line do BIRENE, REDALYC, GOOGLE ACADÊMICO E SCIELO, onde foram buscados artigos revisados por pares com as palavras-chave: Inteligência Artificial, Radiologia, Saúde, Diagnóstico por Imagem, Técnico de Radiologia. Diante da relevância desse estudo, espera-se que os resultados venham fornecer subsídios relevantes para os formandos do Curso de Radiologia, bem como, contribuir para fortalecer a temática proposta.

Biografia do Autor

Débora Jesus do Rosário, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Graduanda em Radiologia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju (BA).

Rogerio Costa Neto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Mestre em Educação na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju-BA).

Emanuel Vieira Pinto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA. Avaliador. 

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Rosário, D. J. do, Costa Neto, R., & Pinto, E. V. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA RADIOLOGIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2938–2952. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14009