SINTOMAS DEPRESSIVOS, SINTOMAS DE ANSIEDADE E ESTRESSE NO PRIMEIRO CASAMENTO EM COMPARAÇÃO COM O SEGUNDO

Autores

  • Valéria de Figueiredo Faculdade Meridional de Passo Fundo Rio Grande do Sul-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5163

Palavras-chave:

Casamento. Estresse. Depressão. Ansiedade. Novo casamento.

Resumo

 O objetivo deste trabalho foi investigar a correlação entre casamento e sintomas de ansiedade, sintomas de depressão e sintomas de estresse, entre dois grupos de casais, sendo um grupo casais de primeiro casamento e o outro de casais em novo casamento. O estudo realizado foi transversal de delineamento descritivo e correlacional, participaram desta pesquisa 87 indivíduos. Foram utilizadas as seguintes escalas: Levantamento da Intensidade de Ansiedade (LIS-A) Levantamento da Intensidade de Sintomas de Estresse (LIS-E) e Escala de Levantamento da Intensidade de Sintomas Depressivos (LIS-D). Os dados foram organizados por estatística descritiva e analisados pelos testes U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Foram encontradas diferenças significativas de sintomas de ansiedade, sintomas de estresse e sintomas depressivos no grupo de mulheres na comparação aos homens; casais que moram sozinhos comparados ao grupo de casais que moram com os filhos apresentaram diferenças significativas de sintomas de ansiedade, sintomas de estresse e sintomas depressivos; casais sem filhos apresentaram diferenças significativas nos sintomas de ansiedade na comparação ao grupo de casais com filhos; casais com filhos apenas do segundo casamento apresentaram diferenças significativa em relação aos sintomas afetivos; casais no primeiro casamento que não tem filhos apresentaram maiores pontuações de sintomas de ansiedade com diferenças significativas. A média dos sintomas de ansiedade, sintomas de depressão e sintomas de estresse foram compatíveis com a amostra; a comparação entre os sintomas e os dois grupos de casais foi fraca.

Biografia do Autor

Valéria de Figueiredo, Faculdade Meridional de Passo Fundo Rio Grande do Sul-Brasil

Mestre em Psicologia pela Faculdade Meridional de Passo Fundo Rio Grande do Sul-Brasil. Especialista em Terapia Familiar e Conjugal pelo Instituto de Formação em Terapia Sistêmica (InterCiclos) ChapecóSanta Catarina -Brasil. Pós-graduada em Terapia Familiar, Conjugal e Individual pela Faculdade Meridional de Passo Fundo, Rio Grande do Sul- Brasil. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio do Grande do Sul – Brasil. Email:valeriavfigueiredo@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/03/2022

Como Citar

Figueiredo, V. de . (2022). SINTOMAS DEPRESSIVOS, SINTOMAS DE ANSIEDADE E ESTRESSE NO PRIMEIRO CASAMENTO EM COMPARAÇÃO COM O SEGUNDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1616–1636. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5163