SINTOMAS DEPRESSIVOS, SINTOMAS DE ANSIEDADE E ESTRESSE NO PRIMEIRO CASAMENTO EM COMPARAÇÃO COM O SEGUNDO

Autores

  • Valéria de Figueiredo Faculdade Meridional de Passo Fundo Rio Grande do Sul-Brasil
  • Vinicius Renato Thomé Ferreira Faculdade Meridional de Passo Fundo Rio Grande do Sul-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5163

Palavras-chave:

Casamento. Estresse. Depressão. Ansiedade. Novo casamento.

Resumo

 O objetivo deste trabalho foi investigar a correlação entre casamento e sintomas de ansiedade, sintomas de depressão e sintomas de estresse, entre dois grupos de casais, sendo um grupo casais de primeiro casamento e o outro de casais em novo casamento. O estudo realizado foi transversal de delineamento descritivo e correlacional, participaram desta pesquisa 87 indivíduos. Foram utilizadas as seguintes escalas: Levantamento da Intensidade de Ansiedade (LIS-A) Levantamento da Intensidade de Sintomas de Estresse (LIS-E) e Escala de Levantamento da Intensidade de Sintomas Depressivos (LIS-D). Os dados foram organizados por estatística descritiva e analisados pelos testes U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Foram encontradas diferenças significativas de sintomas de ansiedade, sintomas de estresse e sintomas depressivos no grupo de mulheres na comparação aos homens; casais que moram sozinhos comparados ao grupo de casais que moram com os filhos apresentaram diferenças significativas de sintomas de ansiedade, sintomas de estresse e sintomas depressivos; casais sem filhos apresentaram diferenças significativas nos sintomas de ansiedade na comparação ao grupo de casais com filhos; casais com filhos apenas do segundo casamento apresentaram diferenças significativa em relação aos sintomas afetivos; casais no primeiro casamento que não tem filhos apresentaram maiores pontuações de sintomas de ansiedade com diferenças significativas. A média dos sintomas de ansiedade, sintomas de depressão e sintomas de estresse foram compatíveis com a amostra; a comparação entre os sintomas e os dois grupos de casais foi fraca.

Biografia do Autor

Valéria de Figueiredo, Faculdade Meridional de Passo Fundo Rio Grande do Sul-Brasil

Mestre em Psicologia pela Faculdade Meridional de Passo Fundo Rio Grande do Sul-Brasil. Especialista em Terapia Familiar e Conjugal pelo Instituto de Formação em Terapia Sistêmica (InterCiclos) ChapecóSanta Catarina -Brasil. Pós-graduada em Terapia Familiar, Conjugal e Individual pela Faculdade Meridional de Passo Fundo, Rio Grande do Sul- Brasil. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio do Grande do Sul – Brasil. Email:valeriavfigueiredo@gmail.com.

Vinicius Renato Thomé Ferreira, Faculdade Meridional de Passo Fundo Rio Grande do Sul-Brasil

Doutor em psicologia (PUCRS, 2008), mestre em psicologia (PUCRS, 2003), especialista em relações familiares (UPF, 2001), graduado em psicologia (UPF, 1998). Coordenou a estruturação da Escola de Psicologia da Atitus Educação e foi Diretor Acadêmico (2010-2012). Foi professor da UnC em Concórdia e Caçador, e da Universidade Regional Integrada, em Erechim e Santo Ângelo. Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES - MEC/INEP. Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP 2012-2019), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC -2019), Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI/2015) e da International Test Commission (ITC 2014-2019). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Atitus Educação. Exerce atividade clínica. Tem experiência na área de psicologia, tendo por interesse as áreas de análise do comportamento (avaliação e intervenção), psicopatologia e processos clínicos.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Figueiredo, V. de ., & Ferreira, V. R. T. . (2022). SINTOMAS DEPRESSIVOS, SINTOMAS DE ANSIEDADE E ESTRESSE NO PRIMEIRO CASAMENTO EM COMPARAÇÃO COM O SEGUNDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1616–1636. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5163