SÍNDROME DRESS COM HEPATITE AGUDA GRAVE EM PACIENTE JOVEM

Autores

  • Larissa Campos Silva EMESCAM
  • Lorena Colodetti Zanandrea EMESCAM
  • Letícia Paiva Barreto EMESCAM
  • Natália Tebas de Castro EMESCAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5040

Palavras-chave:

Hepatite. Paciente Jovem. Síndrome da Hipersensibilidade Induzida por Droga.

Resumo

A Síndrome de Reação a Drogas com Eosinofília e Sintomas Sistêmicos (DRESS) ou Síndrome da Hipersensibilidade Induzida por Droga, como também é conhecida, trata-se de uma reação medicamentosa grave, com envolvimento cutâneo e de múltiplos órgãos. Clinicamente, carateriza-se por uma erupção cutânea morbiliforme generalizada, por febre, linfadenopatias, alterações hematológicas e envolvimento multiorgânico. Esta síndrome tem uma elevada taxa de mortalidade (10%), associada a hepatite fulminante com necrose hepática. Torna-se então imperioso um diagnóstico precoce e suspensão imediata do(s) fármaco(s) imputável(is). Este relato de caso trata-se de uma Síndrome Dress em um paciente jovem, com a presença de hepatite medicamentosa grave de padrão misto colestático/hepatocelular.

Biografia do Autor

Larissa Campos Silva, EMESCAM

Médica Graduada pela EMESCAM. E-mail: larissacampos106@gmail.com. 

Lorena Colodetti Zanandrea, EMESCAM

Médica Graduada pela EMESCAM. 

Letícia Paiva Barreto, EMESCAM

Médica Graduada pela EMESCAM. 

Natália Tebas de Castro, EMESCAM

Médica Graduada pela EMESCAM.

 

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

Silva, L. C. ., Zanandrea, L. C. ., Barreto, L. P. ., & Castro, N. T. de . (2022). SÍNDROME DRESS COM HEPATITE AGUDA GRAVE EM PACIENTE JOVEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 197–204. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5040