O CÉREBRO ANIMADO DA CRIANÇA: A ANIMAÇÃO NARUTO ENQUANTO CONCEITO PRÁTICO DE INTERAGENTE-CORPÓREO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4980Palavras-chave:
Interagentes-corpóreos. Criança. Audiovisual. Desenhos. Imaginários.Resumo
Dias após dias, meses após meses... Memórias sobre memórias, objetivos sobre objetivos... Lágrimas de dores, lágrimas de conquistas... Amizades... Quiçá, resumam a animação Naruto, sintetizem os sentimentos emanados no contemplador (criança) ativo. Face a isso, o presente artigo objetiva por salientar a importância das animações que a criança toma para si como objeto de Arte significativo a ponto de lhe conformar como sujeito ativo e criativo diante da matéria para a criação de suas obras. Enquanto interagente-corpóreo em sua concretude, a animação Naruto possibilita ao contemplador um intercâmbio para além do ver, sendo mostrada doravante por intermédio da metodologia de campo em que o pesquisador coletou diversos desenhos em uma linha temporal na sala de aula com crianças do Fundamental I, sendo alguns deles inseridos no decorrer do texto. A pesquisa também se fundamenta, preponderantemente, em reflexões teóricas com autores da Arte/Educação, neurociências, comunicação audiovisual, entre outros. Tão logo, considera-se que é mais do que premente a formação e interação do Arte/Educador para as mídias preferidas de seus educandos e, ao mesmo tempo entender e receber essas produções artísticas diferentes e criativas desses pequenos aventureiros que se confrontam e conformam sua Arte a partir das relações que estabelecem com diversos outros interagentes-corpóreos.
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