O CÉREBRO ANIMADO DA CRIANÇA: A ANIMAÇÃO NARUTO ENQUANTO CONCEITO PRÁTICO DE INTERAGENTE-CORPÓREO NA ESCOLA

Autores

  • Isac Chateauneuf Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4980

Palavras-chave:

Interagentes-corpóreos. Criança. Audiovisual. Desenhos. Imaginários.

Resumo

Dias após dias, meses após meses... Memórias sobre memórias, objetivos sobre objetivos... Lágrimas de dores, lágrimas de conquistas... Amizades... Quiçá, resumam a animação Naruto, sintetizem os sentimentos emanados no contemplador (criança) ativo. Face a isso, o presente artigo objetiva por salientar a importância das animações que a criança toma para si como objeto de Arte significativo a ponto de lhe conformar como sujeito ativo e criativo diante da matéria para a criação de suas obras. Enquanto interagente-corpóreo em sua concretude, a animação Naruto possibilita ao contemplador um intercâmbio para além do ver, sendo mostrada doravante por intermédio da metodologia de campo em que o pesquisador coletou diversos desenhos em uma linha temporal na sala de aula com crianças do Fundamental I, sendo alguns deles inseridos no decorrer do texto. A pesquisa também se fundamenta, preponderantemente, em reflexões teóricas com autores da Arte/Educação, neurociências, comunicação audiovisual, entre outros. Tão logo, considera-se que é mais do que premente a formação e interação do Arte/Educador para as mídias preferidas de seus educandos e, ao mesmo tempo entender e receber essas produções artísticas diferentes e criativas desses pequenos aventureiros que se confrontam e conformam sua Arte a partir das relações que estabelecem com diversos outros interagentes-corpóreos.

Biografia do Autor

Isac Chateauneuf, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Comunicação Audiovisual pela UAM, Universidade Anhembi Morumbi, com Bolsa Institucional por Mérito Acadêmico e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Brasil (CAPES). Possui Mestrado (2020) em Comunicação Audiovisual com pesquisa sobre a animação Naruto na sala de aula e especialização em Neurociências aplicada a Educação (2018) pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialização em Arte/Educação: teoria e prática (2015) pela ECA-USP, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e graduação em Artes Visuais pela FPA, Faculdade Paulista de Artes (2013). 

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Chateauneuf, I. (2022). O CÉREBRO ANIMADO DA CRIANÇA: A ANIMAÇÃO NARUTO ENQUANTO CONCEITO PRÁTICO DE INTERAGENTE-CORPÓREO NA ESCOLA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 101–119. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4980