METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Taíze Aparecida Teixeira do Nascimento Universidade Potiguar-UNP
  • Hilderline  Cãmara de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4859

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Tecnologias de informação e comunicação. Pandemia.

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação marcam mudanças no novo século, nas formas de se relacionar, de trabalhar, de ensinar e de aprender. O mercado de trabalho encontra-se diante de um novo perfil, demandando profissionais munidos de competências que possibilitem atender as demandas atuais. A pesquisa tem como escopo geral identificar as metodologias ativas utilizadas em tempos de pandemia da Covid/19 junto aos graduandos dos cursos de Tecnólogo em Agroecologia e Licenciaturas em Informática e Química do IFRN do Campus Ipanguaçu no Rio Grande do Norte-RN. A pesquisa é de caráter exploratório, quanto aos procedimentos é um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa com aplicação de questionário semiestruturado. Em geral, observa-se a necessidade da incorporação de mudanças nas instituições de ensino, por meio de metodologias com as quais os professores busquem mediar o conhecimento de forma que o ensino já não seja o foco, mas sim a aprendizagem. Dessa maneira, o aluno poderá alcançar as competências necessárias para ser um bom tomador de decisões diante da dinamicidade das organizações.

Biografia do Autor

Taíze Aparecida Teixeira do Nascimento, Universidade Potiguar-UNP

Mestranda em administração da Universidade Potiguar-UNP. Especialização em Administração - Universidade Cândido Mendes (2016) Biblioteconomia – Universidade Federal do Rio Grande Norte. Bibliotecária, documentalista pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN. 

Hilderline  Cãmara de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doc em Direitos Humanos e políticas públicas-UFPB, Doutora em Ciências Sociais - UFRN com Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), na Universidade de Coimbra-Portugal, com bolsa Capes. Mestre em Serviço Social, Especialista em Antropologia Cultural - UFRN, especialista em educação em saúde/EaD e mediação e conciliação de conflitos. Assistente Social pela UFRN (2001). Docente do Programa Stricto Sensu da Universidade Potiguar-UnP (Mestrado em Administração e de Psicologia).Servidora Pública da secretaria de saúde do RN-SESAP como Assistente Social do hospital da polícia militar . Professora colaboradora da Academia de Policia Militar do RN. E-mail: hilderlinec@hotmail.com. 

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

Nascimento, T. A. T. do ., & Oliveira, H. C. de . (2022). METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 63– 79. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4859