INFECÇÃO HOSPITALAR E MULTIRRESISTÊNCIA BACTERIANA

Autores

  • Rosemere Dutra Mesquita Nascimento Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4700

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar. Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Bactérias Multirresistentes. IH. IRAS.

Resumo

 A resistência bacteriana aos antibióticos é considerada um processo biológico natural, originado a partir do uso destes medicamentos para o tratamento de infecções e que, devido a utilização de antibióticos de maneira indiscriminada e irracional, tem crescido consideravelmente em todo o mundo, tornando-se um problema de saúde pública. Assim, o objetivo desse estudo é compreender a problemática das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e a emergência contínua de microrganismos resistentes nas instituições hospitalares. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que as IRAS  têm  grande  impacto  no sistema de saúde, especialmente no contexto da  crescente  incidência  de  bactérias  multirresistentes nos  hospitais.   Algumas medidas podem ajudar no combate a IRAS, como a educação permanente da equipe de saúde e visitantes a respeito de medidas preventivas, como a higienização correta das mãos, uso correto de EPI’s, precauções de contato e uso racional de antimicrobianos por parte do corpo clínico.

Biografia do Autor

Rosemere Dutra Mesquita Nascimento, Universidade Iguaçu

Acadêmica de farmácia na Universidade Iguaçu Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestre em ciências do meio ambiente na Universidade Veiga de Almeida. Graduação em enfermagem na Universidade Nova Iguaçu. Faz parte do corpo docente da Universidade Iguaçu do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Nascimento, R. D. M. ., & Andrade, L. G. de . (2022). INFECÇÃO HOSPITALAR E MULTIRRESISTÊNCIA BACTERIANA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1289–1299. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4700