ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Autores

  • Tuane de Lima dos Santos Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4670

Palavras-chave:

Doença. Câncer de mama. Oncologia. Farmacêuticos. Tratamento.

Resumo

O câncer é uma questão de saúde pública, principalmente ao se levar em consideração seu percentual de prevenção: cerca de um terço dos casos novos de câncer no mundo poderia ser evitado. O câncer é atualmente um problema de saúde pública e a assistência oncológica está entre as mais dispendiosas no âmbito social. Para mudar esse panorama, é imprescindível um estímulo à busca de informações precisas sobre a incidência na população, propiciando a implantação de políticas públicas visando à redução de danos, dos gastos e das taxas de mortalidade. O presente artigo consistiu em uma revisão bibliográfica narrativa feita com bases em pesquisas realizadas e publicadas nos últimos dez anos sobre a importância da assistência farmacêutica direcionada ao uso racional de medicamentos. E ao logo da revisão foi visto que a prática da assistência como ferramenta de orientação na promoção do uso racional de medicamentos torna-se extremamente relevante para prevenir e reduzir muitos dos problemas relacionados à adesão terapêutica. Pois uma assistência farmacêutica bem gerenciada e empregada pelo profissional farmacêutico através de estratégias simples e direcionadas torna possível sim dispensar, promover e educar o paciente ou a comunidade quanto ao uso seguro de medicamentos durante o tratamento, procurou relacionar a importância da assistência farmacêutica como instrumento de orientação quanto ao uso racional de medicamentos e o papel do farmacêutico nesse cuidar da saúde.

Biografia do Autor

Tuane de Lima dos Santos, Universidade Iguaçu

Graduação em Farmácia na Universidade Iguaçu.

Leonardo Guimarães de Andrade

Mestre em Ciências do Meio Ambiente na Universidade Veiga de Almeida (2016). Graduação em Enfermagem na Universidade Nova Iguaçu. Faz parte do corpo docente da Universidade Iguaçu no Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Santos, T. de L. dos ., & Andrade, L. G. de . (2022). ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 971–978. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4670