RELATO DE EXPERIÊNCIA: O LUTO PATOLÓGICO EM UM CASO DE SUICÍDIO NA FAMÍLIA

Autores

  • Jônatas de Oliveira Faculdade Cesuca
  • Bibiana Altenbernd Faculdade Cesuca
  • Bruna Larissa Seibel Faculdade Cesuca

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4664

Palavras-chave:

Luto. Suicídio. Morte. Dor. Familiar.

Resumo

O presente artigo consiste de um estudo qualitativo no modelo de um relato de experiência de um acompanhamento psicoterapêutico da história de um pai divorciado, agricultor da região sul do país, vivenciando o processo de luto recente, após seis meses do episódio de suicídio de sua filha adolescente, de maneira inesperada. O objetivo do presente artigo é relatar as dificuldades vivenciadas pelo paciente na elaboração do luto num contexto de suicídio, além de observar às consequências do suicídio no contexto familiar. Refletir sobre o luto, a dor e o sofrimento na contemporaneidade, e as dificuldades de entrar em contato com as fragilidades em oposição ao afastamento da dor, que propiciam mais dificuldades no trabalho terapêutico do luto e promovendo maior adoecimento. Abordar as dificuldades sobre o trabalho psicoterapêutico no caso, e as vantagens de trabalhar em casos que envolvam temas como morte, luto, suicídio em um contexto de formação profissional.

Biografia do Autor

Jônatas de Oliveira, Faculdade Cesuca

Estagiário de psicologia clínica do Serviço-Escola de Psicologia da Faculdade Cesuca e graduando de psicologia da Faculdade Cesuca.

Bibiana Altenbernd, Faculdade Cesuca

Supervisora de psicologia clínica do Serviço-Escola de Psicologia da Faculdade Cesuca e Mestra em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Bruna Larissa Seibel, Faculdade Cesuca

Coordenadora do Serviço-Escola de Psicologia da Faculdade Cesuca, Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicologia Positiva e intervenção psicológica para pacientes com doenças neuromusculares (UFRGS). Doutora em Psicologia, com foco em desenvolvimento de famílias em situação de vulnerabilidade social (UFRGS). Doutorado sanduíche na University of Nebraska-Lincoln (UNL/EUA) e Docente da disciplina de Estágio Profissional III.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Oliveira, J. de ., Altenbernd, B. ., & Seibel, B. L. . (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA: O LUTO PATOLÓGICO EM UM CASO DE SUICÍDIO NA FAMÍLIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 917–933. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4664