DIAGNÓSTICO DO NÍVEL DE DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS EM PROPRIEDADES DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Tédea de Abreu Teixeira Faculdade ICESP
  • Rafael Silva Gomes Faculdade ICESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4627

Resumo

Estima-se que o bioma do Cerrado abranja de 45 a 50 milhões de hectares com pastagens cultivadas, das quais aproximadamente 50% encontram-se com algum grau de degradação. Partindo deste pressuposto, o objetivo desse trabalho foi traçar um diagnóstico do status produtivo e nível de degradação de áreas de pastagens de propriedades que ainda exploram a atividade pecuária no Distrito Federal. Foi aplicado um questionário estruturado com temas referentes ao uso, a métodos de conservação do solo e ao grau de conhecimento dos produtores a respeito de conceitos básicos ligados à degradação de pastagem. Através de uma avaliação visual, fez-se observação quantitativa com base na metodologia de análise do nível de degradação da pastagem proposta por Nascimento Júnior et. al. (1994). Esta metodologia consiste em observar a área e avaliar visualmente cinco parâmetros (vigor e qualidade das pastagens, incidência de plantas daninhas, população de plantas da forrageira, cobertura do solo pela pastagem e nível de erosão), estabelecer notas de um a quatro para cada parâmetro avaliado: 1 – bom, 2 – regular, 3 – ruim, 4 – muito ruim. Somando-se a nota de cada parâmetro, obteve-se um valor que corresponde ao nível de degradação: Ausente (=5 - <8); Leve (=8 - <11); Moderado (=11 - <14); Forte (=14 - <17); Muito Forte (=17 - ≤20). Os resultados indicaram que as pastagens do Distrito Federal se encontram em diferentes estádios de degradação com predomínio do nível menos elevado de degradação. Alguns processos de correção de solo e a baixa lotação animal/hectare foram determinantes ao baixo nível de degradação encontrado nas propriedades do Distrito Federal.

Biografia do Autor

Tédea de Abreu Teixeira, Faculdade ICESP

Aluna de Iniciação Científica e do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade ICESP.

Rafael Silva Gomes, Faculdade ICESP

Professor Mestre do Curso de Ciência Animal e Orientador de Iniciação Científica da Faculdade ICESP Pesquisa Financiada pelo Centro Universitário ICESP, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP. Edital número 02/2019. Contato: tedeatex@souicesp.com.br; professor.rafael.icesp@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Teixeira, T. de A. ., & Gomes, R. S. . (2022). DIAGNÓSTICO DO NÍVEL DE DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS EM PROPRIEDADES DO DISTRITO FEDERAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 688–700. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4627