DIAGNÓSTICO DO NÍVEL DE DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS EM PROPRIEDADES DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Tédea de Abreu Teixeira Faculdade ICESP
  • Rafael Silva Gomes Faculdade ICESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4627

Resumo

Estima-se que o bioma do Cerrado abranja de 45 a 50 milhões de hectares com pastagens cultivadas, das quais aproximadamente 50% encontram-se com algum grau de degradação. Partindo deste pressuposto, o objetivo desse trabalho foi traçar um diagnóstico do status produtivo e nível de degradação de áreas de pastagens de propriedades que ainda exploram a atividade pecuária no Distrito Federal. Foi aplicado um questionário estruturado com temas referentes ao uso, a métodos de conservação do solo e ao grau de conhecimento dos produtores a respeito de conceitos básicos ligados à degradação de pastagem. Através de uma avaliação visual, fez-se observação quantitativa com base na metodologia de análise do nível de degradação da pastagem proposta por Nascimento Júnior et. al. (1994). Esta metodologia consiste em observar a área e avaliar visualmente cinco parâmetros (vigor e qualidade das pastagens, incidência de plantas daninhas, população de plantas da forrageira, cobertura do solo pela pastagem e nível de erosão), estabelecer notas de um a quatro para cada parâmetro avaliado: 1 – bom, 2 – regular, 3 – ruim, 4 – muito ruim. Somando-se a nota de cada parâmetro, obteve-se um valor que corresponde ao nível de degradação: Ausente (=5 - <8); Leve (=8 - <11); Moderado (=11 - <14); Forte (=14 - <17); Muito Forte (=17 - ≤20). Os resultados indicaram que as pastagens do Distrito Federal se encontram em diferentes estádios de degradação com predomínio do nível menos elevado de degradação. Alguns processos de correção de solo e a baixa lotação animal/hectare foram determinantes ao baixo nível de degradação encontrado nas propriedades do Distrito Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tédea de Abreu Teixeira, Faculdade ICESP

Aluna de Iniciação Científica e do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade ICESP.

Rafael Silva Gomes, Faculdade ICESP

Professor Mestre do Curso de Ciência Animal e Orientador de Iniciação Científica da Faculdade ICESP Pesquisa Financiada pelo Centro Universitário ICESP, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP. Edital número 02/2019. Contato: tedeatex@souicesp.com.br; professor.rafael.icesp@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Teixeira, T. de A. ., & Gomes, R. S. . (2022). DIAGNÓSTICO DO NÍVEL DE DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS EM PROPRIEDADES DO DISTRITO FEDERAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 688–700. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4627