A COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM E O ACOMPANHANTE DURANTE O PERÍODO DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Erica Souza dos Santos Centro Universitário Dom Pedro II 
  • Raphael Silva Nogueira Costa Centro Universitário Dom Pedro II
  • Simone Santos Souza Centro Universitário Dom Pedro II
  • Aiana da Silva Garcia Sales  Centro Universitário Dom Pedro II
  • Camila Ketilly dos Santos Santana Centro Universitário Dom Pedro II
  • Emily Oliveira Damasceno Centro Universitário Dom Pedro II
  • Marília Aquino de Andrade Centro Universitário Dom Pedro II
  • Renata Cruz da Silva Centro Universitário Dom Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4602

Palavras-chave:

Equipe de enfermagem. Criança hospitalizada. Acompanhante. Comunicação.

Resumo

A comunicação é uma tarefa importante e de relevância em qualquer período da vida. A sua eficácia garante melhor desempenho no processo do cuidar, no compartilhamento de conhecimentos e habilidades. Este trabalho possui como objetivo analisar na literatura como ocorre o processo de comunicação entre a equipe de enfermagem e o acompanhante durante a internação pediátrica, em estudos publicados no período de 2017 a 2020. Trata-se de uma Revisão de Literatura integrativa, descritiva, qualitativa, com finalidade de revisar, analisar e resumir resultados de estudos sobre o tema investigado. Foram realizadas buscas no portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), no período de 2017 a 2020. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizado como base à análise de conteúdo de Bardin. Foram selecionados 9 artigos para discussão, todos em português e no Brasil, escritos por profissionais de enfermagem e publicados predominantemente em revistas de enfermagem. Os artigos escolhidos analisaram de forma geral, como a comunicação interfere diretamente no cuidado prestado, e como sua ausência prejudica a compreensão das ações, segurança, e interação entre a equipe de enfermagem e acompanhante na recuperação da criança. A equipe de enfermagem mesmo com suas demandas e atribuições, deve ser preparada e treinada para as reais necessidades do processo, a fim de prestar uma assistência de qualidade, entendendo que o acompanhante é parte fundamental do cuidado.

Biografia do Autor

Erica Souza dos Santos, Centro Universitário Dom Pedro II 

Graduanda em Enfermagem Centro Universitário Dom Pedro II E-mail: erica.dejesus@hotmail.com.

Raphael Silva Nogueira Costa, Centro Universitário Dom Pedro II

Docente no Centro Universitário Dom Pedro II. Mestre em Saúde coletiva. Enfermeiro Obstetra E-mail: raphael.costa@unidompedro.com. 

Simone Santos Souza, Centro Universitário Dom Pedro II

Docente no Centro Universitário Dom Pedro II. Mestre em Enfermagem e saúde na Universidade Federal da Bahia. E-mail: simonessouza18@hotmail.com.   

Aiana da Silva Garcia Sales,  Centro Universitário Dom Pedro II

Graduanda em Enfermagem Centro Universitário Dom Pedro II. E-mail: garciaaiana5@gmail.com.

Camila Ketilly dos Santos Santana, Centro Universitário Dom Pedro II

Graduanda em Enfermagem Centro Universitário Dom Pedro II. E-mail: ketilley17@hotmail.com.

Emily Oliveira Damasceno, Centro Universitário Dom Pedro II

Graduanda em Enfermagem Centro Universitário Dom Pedro II. E-mail: emilydamasceno855@gmail.com.  

Marília Aquino de Andrade, Centro Universitário Dom Pedro II

Graduanda em Enfermagem Centro Universitário Dom Pedro II. E-mail: mariliaaquino20@gmail.com.

Renata Cruz da Silva, Centro Universitário Dom Pedro II

Graduanda em Enfermagem Centro Universitário Dom Pedro II. E-mail: renatacruzz08@gmail.com.  

 

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Santos, E. S. dos ., Costa, R. S. N. ., Souza, S. S. ., Sales, A. da S. G. ., Santana, C. K. dos S. ., Damasceno, E. O. ., … Silva, R. C. da . (2022). A COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM E O ACOMPANHANTE DURANTE O PERÍODO DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 432–445. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4602