REUNIÃO DE PAIS: PESQUISA-INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4577Palavras-chave:
Educação Infantil. Relação família e escola. Reunião de pais.Resumo
Este artigo, fruto de nossa dissertação de mestrado, tem por objetivo apresentar como é conduzida a reunião de pais em uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada na cidade de São Bernardo do Campo, Região Metropolitana de São Paulo. Os participantes são uma professora, que leciona para crianças de 3 a 4 anos de idade, e duas mães. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, do tipo intervenção, e os instrumentos de coleta de dados são observação das reuniões comandadas pela professora, entrevistas semiestruturadas com as mães. Conclui-se que as reuniões de pais nessa escola de escola de Educação Infantil podem constituir momentos de troca entre a escola e as famílias. Foi atestada a importância da participação ativa dos familiares, tanto no aprimoramento das reuniões, quanto no trabalho pedagógico, elaborado com as crianças. O fato de as professoras estarem abertas a mudanças mostrou-se imprescindível para que o efetivo diálogo entre a escola e a família aconteça democraticamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY