PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA ESCOLA MUNICIPAL FÁBIO CORRÊA DE OLIVEIRA ANDRADE EM FAZENDA NOVA - BREJO DA MADRE DE DEUS/PE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18398Palavras-chave:
Parceria escola-família. Desenvolvimento escolar. Participação dos pais.Resumo
O envolvimento da família no contexto escolar tem se destacado como fator essencial para o desenvolvimento da criança. Este estudo analisou a percepção dos docentes sobre o impacto da parceria entre escola e família no aproveitamento escolar dos estudantes da Escola Municipal Fábio Corrêa de Oliveira Andrade, em Fazenda Nova – Brejo da Madre de Deus/PE. A pesquisa-ação, de abordagem quanti-qualitativa, envolveu 16 professores do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Os dados indicam que a colaboração entre família e escola fortalece o desempenho acadêmico e social dos alunos. Os docentes destacaram a necessidade de estratégias que incentivem a participação dos pais, promovendo um ambiente acolhedor e um diálogo efetivo. Além disso, ressaltaram a importância de encontros presenciais e ferramentas digitais para facilitar a comunicação. A pesquisa conclui que a parceria entre escola e família potencializa o aprendizado e reduz desafios no ambiente escolar. Assim, é fundamental fortalecer essa relação para garantir uma educação mais eficaz e colaborativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY