CONSTRUINDO UMA ESCOLA INCLUSIVA: MODELOS, PRÁTICAS E DESAFIOS

Autores

  • Pedro Borba Lopes Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18010

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Diversidade. Parceria escola-familia. Acessibilidade.

Resumo

Promover uma sociedade inclusiva requer a cooperação entre família e escola, ambos desempenhando papéis vitais na valorização da diversidade e na garantia dos direitos dos cidadãos. A família é o primeiro núcleo social do indivíduo, influenciando diretamente a formação de valores e atitudes sobre diversidade e inclusão. Pais e responsáveis devem adotar comportamentos que valorizem a diversidade e apoiar as necessidades especiais dos filhos, fortalecendo a rede de apoio familiar. A escola deve proporcionar um ambiente inclusivo onde todos os alunos possam se desenvolver plenamente. Para isso, é essencial a formação continuada de professores, a adaptação do currículo e a oferta de recursos pedagógicos acessíveis, além de fomentar o respeito e a convivência harmoniosa entre os alunos. A parceria entre família e escola é crucial para a educação inclusiva. A comunicação constante e o envolvimento dos pais nas atividades escolares promovem cooperação e confiança, essenciais para o desenvolvimento dos alunos. Uma escola inclusiva deve ser acolhedora e acessível, com rampas, elevadores, pisos táteis, corredores amplos, mobiliário ajustável, recursos tecnológicos, iluminação adequada, banheiros acessíveis, biblioteca inclusiva e áreas comuns planejadas para interação e acessibilidade. As atividades escolares devem ser planejadas para assegurar a participação ativa e significativa de todos os alunos, com aulas inclusivas e materiais didáticos acessíveis.

Downloads

Biografia do Autor

Pedro Borba Lopes, Christian Business School

Doutorando em Ciências da  Educação pela Christian Business School. Mestre em Direito pela UAL Universidade Autónoma Luis Vaz de Camões e pela UNIMAR - Universidade de Marília e mestre em Administração pela Must University Flóridda e pela UNAMA - Universidade da Amazônia.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

Lopes, P. B. (2025). CONSTRUINDO UMA ESCOLA INCLUSIVA: MODELOS, PRÁTICAS E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2554–2561. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18010

Edição

Seção

Projetos de Intervenção Pedagógica

Categorias