CONSTRUINDO UMA ESCOLA INCLUSIVA: MODELOS, PRÁTICAS E DESAFIOS

Autores/as

  • Pedro Borba Lopes Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18010

Palabras clave:

Inclusão escolar. Diversidade. Parceria escola-familia. Acessibilidade.

Resumen

Promover uma sociedade inclusiva requer a cooperação entre família e escola, ambos desempenhando papéis vitais na valorização da diversidade e na garantia dos direitos dos cidadãos. A família é o primeiro núcleo social do indivíduo, influenciando diretamente a formação de valores e atitudes sobre diversidade e inclusão. Pais e responsáveis devem adotar comportamentos que valorizem a diversidade e apoiar as necessidades especiais dos filhos, fortalecendo a rede de apoio familiar. A escola deve proporcionar um ambiente inclusivo onde todos os alunos possam se desenvolver plenamente. Para isso, é essencial a formação continuada de professores, a adaptação do currículo e a oferta de recursos pedagógicos acessíveis, além de fomentar o respeito e a convivência harmoniosa entre os alunos. A parceria entre família e escola é crucial para a educação inclusiva. A comunicação constante e o envolvimento dos pais nas atividades escolares promovem cooperação e confiança, essenciais para o desenvolvimento dos alunos. Uma escola inclusiva deve ser acolhedora e acessível, com rampas, elevadores, pisos táteis, corredores amplos, mobiliário ajustável, recursos tecnológicos, iluminação adequada, banheiros acessíveis, biblioteca inclusiva e áreas comuns planejadas para interação e acessibilidade. As atividades escolares devem ser planejadas para assegurar a participação ativa e significativa de todos os alunos, com aulas inclusivas e materiais didáticos acessíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Borba Lopes, Christian Business School

Doutorando em Ciências da  Educação pela Christian Business School. Mestre em Direito pela UAL Universidade Autónoma Luis Vaz de Camões e pela UNIMAR - Universidade de Marília e mestre em Administração pela Must University Flóridda e pela UNAMA - Universidade da Amazônia.

Publicado

2025-01-27

Cómo citar

Lopes, P. B. (2025). CONSTRUINDO UMA ESCOLA INCLUSIVA: MODELOS, PRÁTICAS E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2554–2561. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18010