ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FERMENTAÇÃO DO LEITE NO IOGURTE COMO MEIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Denílson Elias Lima Silva Universidade de Passo Fundo- UPF
  • João Ricardo Souza do Rêgo Universidade Federal do Pará- UFPA
  • Felipe Magno da Cruz Junior Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Nívia Oliveira da Costa Universidade de Brasília (UnB)
  • Jurandy das Chagas Lima Universidade de Passo Fundo- UPF
  • Nixon José da Silva Reis Junior Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4542

Palavras-chave:

Alfabetização. Fundamental. Fermentação. Ensino.

Resumo

As páginas que se seguem contêm um estudo qualitativo planejado e realizado para compreender quais os pressupostos, as características e as evidências da Alfabetização Científica no Ensino Fundamental Anos Finais. Os dados do estudo foram coletados em uma sala de aula do nono ano de uma escola pública estadual do povoado Getúlio Vargas pertencente do município de Terra Alta. São dados da pesquisa de gravação de voz de aulas na íntegra e os trabalhos escritos e/ou atividades produzidos pelos alunos, além de todo o material didático a eles fornecido durante as aulas. Iniciamos nossa pesquisa pela revisão sobre o tema “Alfabetização Científica por meio de fermentação em produção de iogurte artesanal” nas literaturas nacional e internacional sobre Didática das Ciências por meio da qual encontramos informações que nos permitiram propor os eixos estruturantes da Alfabetização Científica. Estes eixos são considerados em nossa pesquisa para a análise das atividades que compõem uma sequência didática envolvendo discussões em que um mesmo tema é discutido levando em conta os conhecimentos científicos e as tecnologias por meio dos saberes local. O estudo da bibliografia específica da área também nos levou à proposição de indicadores da Alfabetização Científica: habilidades de ação e investigação que julgamos necessárias de serem usadas quando se pretende construir conhecimento sobre um tema qualquer. Após análise da sequência didática, argumentações orais e dos trabalhos escritos e/ou atividades experimentais feitas pelos alunos, encontramos evidências bastante substanciais de que a Alfabetização Científica está em processo para grande parte dos alunos da turma estudada.

Biografia do Autor

Denílson Elias Lima Silva, Universidade de Passo Fundo- UPF

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UPF-RS). Professor de Ciências Secretaria de Educação e Cultura do Pará (SEDUC-PA). Pará, Brasil. denilson_elias@hotmail.com. denilson_elias@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0003-1481-4614. http://lattes.cnpq.br/5238406094176328.

João Ricardo Souza do Rêgo, Universidade Federal do Pará- UFPA

Mestre em Ciências na Área de Recursos Hídricos, Universidade Federal do Pará (UFPA). Pará, Brasil.   riquimica@hotmail.com. https;//orcid.org/0000-0001-6843-1171.  http://lattes.cnpq.br/5920909120204728.

Felipe Magno da Cruz Junior, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Química pela Universidade Federal do Pará, Instituto de Química, programa de Pós-graduação em Química, mestrado acadêmico (UFPA_PPGQ). Pará, Brasil.  felipemag71@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0003-1532-3104.   http://lattes.cnpq.br/4538803759934215.

Nívia Oliveira da Costa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Geologia Econômica e Prospecção, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Brasil.E-mail: nivia.costa@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-4488-4306. http://lattes.cnpq.br/7607476393531296.

Jurandy das Chagas Lima, Universidade de Passo Fundo- UPF

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UPF-RS). Professor de Ciências Secretaria de Educação e Cultura do Pará (SEDUC-PA). Pará, Brasil. jurandylima360@gmail.com http://lattes.cnpq.br/4424272999106030

Nixon José da Silva Reis Junior, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemática -UFPA- IEMC.    Belém - Pará – Brasil. E-mail: nixonquimica@gmail.com.  http://lattes.cnpq.br/0465411591810047

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Silva, D. E. L., Rêgo, J. R. S. do ., Cruz Junior, F. M. da, Costa, N. O. da ., Lima, J. das C. ., & Reis Junior, N. J. da S. . (2022). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FERMENTAÇÃO DO LEITE NO IOGURTE COMO MEIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1–23. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4542