PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ NO CONTEXTO ESCOLAR
doi.org/10.29327/217514.7.1-25
Palavras-chave:
Cultura de paz. Narrativas. Pesquisa-ação.Resumo
Este artigo apresenta uma proposta no sentido de construir um processo de cultura de paz no contexto da escola pública, a partir do entendimento das narrativas de vida dos alunos. Estudos e Pesquisas já apontam a educação emocional fundamental para resolver questões, que envolvem a afetividade, a autoestima e conflitos internos. A metodologia proposta é a pesquisa-ação de Tripp (2005) que se fundamenta pela investigação-ação partindo da análise e reflexão da realidade. As teorias que tratam da cultura de paz, ressaltam o pensamento de Freire (1997), que prioriza a valorização da experiência de vida; Yus (2002), que traz a visão de uma educação holística, onde o aluno é trabalhado na totalidade; e outros autores corroboram esta proposta ressaltando a cultura de paz como um processo que perpassa o autoconhecimento, o reconhecimento das identidades e a cooperação como princípio dessa construção.
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