O USO DO JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4325Palavras-chave:
Inclusão. Jardim sensorial. Percepção. TDAH. Aprendizagem.Resumo
Este projeto trata da importância da inclusão de jovens com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade nas escolas e de iniciativas que podem fazer despertar os sentidos pouco explorados em cada um dos alunos. Em um contexto de prática pedagógica cada vez mais preocupada com a acumulação de conhecimentos padronizados e quantificáveis, crianças e adolescentes que possuem esse ou algum outro tipo de transtorno do desenvolvimento acabam experimentando a exclusão diariamente em sala de aula. Considerando que essas crianças precisam de atividades que partam de direcionamentos distintos do padrão, este trabalho de pesquisa parte da hipótese de que os jardins sensoriais podem ser considerados ambientes não formais de aprendizagem que possibilitam oportunidades mais igualitárias aos jovens com TDAH, pois estimulam sua percepção por intermédio da natureza. O objetivo é promover a inclusão desses alunos em atividades em que possam interagir com os demais colegas ao mesmo tempo em que aprendem a lidar com a consciência ambiental. Espera-se que a estimulação promova nos jovens o compartilhamento, a troca de saberes, visando prepará-los para o convívio em uma sociedade menos preconceituosa.
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