ARQUITETURA SENSÍVEL PARA OS DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE DO AMBIENTE ORGANIZADO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Enedina Leite Ribeiro Rede de Ensino do Mato Grosso
  • Débora Araújo Leal Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17802

Palavras-chave:

Espaço Físico. Adaptação. Transtorno do Espectro Autista (TEA). Inclusão.

Resumo

O presente tema aborda as ligações entre autismo e espaço construído, temática em plena ascensão no meio científico em todo o mundo. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica. Como responsáveis pela criação de ambientes que correspondam às necessidades dos seus usuários, arquitetos em todo o mundo procuram discutir as relações entre as diretrizes arquitetônicas necessárias para a construção de um espaço adaptado às pessoas com TEA. Tendo em vista que o autismo provoca limitações na percepção sensorial do indivíduo e que nossos sentidos, se faz necessária a discussão para o entendimento da influência espacial em pessoas com autismo e de como se pode oferecer ambientes mais amigáveis às suas necessidades sensoriais. Apesar das evidências da importância do ambiente para o aprendizado de pessoas autistas, a lei não orienta nem faz menção sobre a adaptação do espaço físico. O intuito deste escrito é identificar, à luz da Sintaxe Espacial, teoria que estuda a configuração dos espaços físicos e suas influências nas relações sobre ele estabelecidas, os critérios arquitetônicos, utilizados na elaboração de espaços de aprendizagem voltados para pessoas com TEA e como esses critérios se configuram nos projetos analisados.

Biografia do Autor

Enedina Leite Ribeiro, Rede de Ensino do Mato Grosso

Mestra em Ciências da Educação. Professora da Rede de Ensino do Mato Grosso - MT.

Débora Araújo Leal, Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA.

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

Ribeiro, E. L., & Leal, D. A. (2025). ARQUITETURA SENSÍVEL PARA OS DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE DO AMBIENTE ORGANIZADO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 271–282. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17802