EMPREENDEDORISMO COMO DISCIPLINA NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Daniela da Silva Firmino Annechini Faculdade Venda Nova do Imigrante

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4266

Palavras-chave:

Enfermagem. Empreendedorismo. Disciplina. Grade curricular.

Resumo

Objetivo: A necessidade de implementar a disciplina empreendedorismo na grade curricular no curso de enfermagem.  Método: O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, realizada em uma faculdade particular de Venda Nova do Imigrante-Espírito Santo, para identificar os estudos publicados acerca do tema proposto, os dados foram coletados por meio de (8) artigos utilizando a base de dados Google Acadêmico, dispondo dos seguintes termos: “empreendedorismo” e “enfermagem”, considerando as publicações a partir de 2011. A pesquisa se deu com a realização de uma leitura previa do material selecionado, buscando confirmar se o mesmo se adequava aos objetivos propostos. Foi realizado uma leitura completa, onde se buscou atentamente encontrar os elementos essenciais para construir a fundamentação teórica desta revisão bibliográfica e possibilitando discussões sobre os resultados da pesquisa, bem como reflexões sobre a realização de futuros estudos. Resultados: Atualmente o ensino de empreendedorismo não é abordado amplamente na grade curricular da graduação de enfermagem das faculdades de enfermagem. Pontua-se a importância de inserir na grade curricular a disciplina de empreendedorismo com conteúdo teóricos e práticos, com carga horária adequada e desenvolver entre professores e alunos uma cultura empreendedora e inovadora.

Biografia do Autor

Daniela da Silva Firmino Annechini, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Pós- graduação em docência em enfermagem pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)- modalidade: EAD. Especialização em Saúde da Família- pela Faculdade Unyleya. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Metropolitana- Graduação em  enfermagem. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) - Vitória, ES. E- mail: danielasfirmino@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Annechini, D. da S. F. (2022). EMPREENDEDORISMO COMO DISCIPLINA NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1045–1052. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4266